terça-feira, 18 de novembro de 2014

Deserto do Atacama-Chile: Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas

Nosso primeiro passeio no Deserto do Atacama foi ao Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas (4.200 metros), um dos mais belos lugares que já visitamos. Pudemos contemplar o maior depósito de sal do Chile, uma laguna repleta de flamingos, e lagunas altiplânicas de um azul intenso cercadas por montanhas e vulcões compondo um cenário deslumbrante!
Laguna Chaxa
Visitamos o Deserto do Atacama em Agosto de 2014, onde passamos seis dias (5 diárias), e realizamos o total de 6 passeios. Registramos em nossa publicação Deserto do Atacama-Chile:dicas úteis e roteiro uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, o que levar, e dicas de roteiro. Neste post vamos reunir informações e impressões sobre o Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas.
Laguna Chaxa
Laguna Miscanti
Saímos da pousada La Casa Don Tomás às 06:30h, com o guia Oscar (falava inglês e espanhol) e um grupo de cerca de 12 pessoas. Nossa primeira parada foi na Laguna Chaxa, dentro da Reserva Nacional dos Flamingos (entrada: 2.500 pesos chilenos por pessoa), que fica no maior depósito salino do Chile, o Salar do Atacama.
Laguna Chaxa
Na Reserva Nacional dos Flamingos pudemos contemplar a Laguna Chaxa e vários flamingos (andino, james e chileno), os quais na maioria das vezes estavam com a cabeça dentro d'água procurando comida. Ao fundo, era possível observar os vulcões e outras formações montanhosas, que estão presentes em praticamente todos os passeios que fazemos no Atacama. O cenário é simplesmente belíssimo!
Flamingos na Laguna Chaxa
Flamingos na Laguna Chaxa
Flamingos na Laguna Chaxa
Após contemplar aquela paisagem e caminhar numa trilha que permite observar mais de perto o depósito de sal, seguimos para o receptivo da Reserva, onde nosso guia Oscar preparou um café da manhã - café, chá, pão, queijo, presunto, geléia e barrinha de cereal (valor já incluso no passeio). O local ainda dispõe de banheiros.
Trilha no Salar do Atacama
Trilha no Salar do Atacama
Trilha no Salar do Atacama
Nossa segunda parada, a uma distância de cerca de 45 minutos, foi no povoado de Socaire (3.200 metros). Ficamos ali por cerca de 20 minutos, onde pudemos conhecer a igreja local e o campanário. O objetivo da parada, também, é a aclimatação, pois dali seguiríamos para as lagunas, que ficam a uma maior altitude.
Na estrada para Socaire
Socaire
Campanário - Socaire
Igreja - Socaire
Igreja - Socaire
Seguimos, então, por cerca de 45 minutos, em direção às Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miniques (entrada: 2.500 pesos chilenos por pessoa). Se já estávamos maravilhados com as belezas do Salar do Atacama, quando chegamos às lagunas ficamos ainda mais com a exuberância do lugar.
Laguna Miscanti
Laguna Miscanti
As Lagunas Miscanti e Miniques fazem parte da Reserva Nacional dos Flamingos, e ficam a cerca de 4.200 metros de altitude, aos pés do Cerro Miscanti e do Vulcão Miniques, respectivamente, e foram separadas naturalmente após erupção deste vulcão.
Laguna Miscanti
Laguna Miscanti
Laguna Miniques
Laguna Miniques
Laguna Miniques
O cenário é mágico: um lago de azul intenso ao redor do qual é possível ver o acúmulo de sal, cercado por formações montanhosas e vulcões, céu azul sem nuvens, e vicunhas correndo ou comendo capim dourado (paja brava). O vento era forte e o frio congelante, mas foi impossível não parar e contemplar com perplexidade uma obra da natureza perfeita.
Laguna Miscanti
Vicunhas
A visita a cada laguna dura em média 20-30 minutos, e logo depois seguimos para nossa terceira parada: povoado de Toconao. O guia nos levou até a Igreja de San Lucas, onde tivemos cerca de 10-15 minutos para realizar a visita. A praça principal de Toconao estava em reforma. 
Igreja de San Lucas - Toconao
Igreja de San Lucas - Toconao
Toconao
Retornamos para San Pedro de Atacama por volta das 13:30h, e paramos na Caracoles para almoçar e nos preparar para o passeio da tarde: Valle de la Luna, Valle de la Muerte e Mirador del Coyote.

Nosso passeio foi realizado com a empresa Cumbre 6000, e o valor, por pessoa, custou 28.000 pesos chilenos, com café da manhã incluso. Tivemos que pagar duas taxas extras no valor de 2.500 pesos cada uma, por pessoa, pois a visita ao Salar e às Lagunas é dentro de uma reserva. 

A duração média do passeio é de 7h (06:30h-13:30h), ou seja, meio período, logo, depois dele ainda é possível fazer outro, como ao Valle de la Luna, que tem início às 15h. 

Como fomos no inverno, o clima estava bastante frio e com muito vento. O passeio se inicia muito cedo, às 06:30h da manhã, quando as temperaturas ainda estão baixas, e termina a uma altitude aproximada de 4.200 metros, onde há muito vento, o que diminui ainda mais a sensação térmica. Então, importante usar calças térmicas, segunda pele, casaco corta vento, botas de trekking, luvas, gorro, cachecol, e levar na mochila garrafa de água, um pequeno lanche, protetor solar, protetor e hidratante labial e spray de soro fisiológico para o nariz.

Continue acompanhando nossos passeios pelo Deserto do Atacama. ;)

Posts relacionados:
Deserto do Atacama-Chile: dicas úteis e roteiro
Deserto do Atacama-Chile: Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Deserto do Atacama-Chile: Salar de Tara
Deserto do Atacama-Chile: Gêiseres El Tatio e Machuca
Deserto do Atacama-Chile: Lagunas Cejar e Tebinquinche
Deserto do Atacama-Chile: Vulcão Lascar

                 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário