terça-feira, 22 de outubro de 2013

Porto de Pedras-AL

Localizado entre as praias de Japaratinga-AL e São Miguel dos Milagres-AL, o Município de Porto de Pedras possui exuberante beleza natural. Nele encontramos o Projeto de Preservação do Peixe-Boi Marinho e uma das mais belas praias do Brasil: a Praia do Patacho, eleita a quinta melhor do Brasil pelo Guia 4 Rodas  2013/2014.
Praia do Patacho - Porto de Pedras-AL
Em uma de nossas idas a Japaratinga, em Outubro de 2013, reservamos um dia para visitar a Praia do Patacho, em Porto de Pedras-AL, que fica a cerca de 100km de Maceió-AL (2 horas pela pista litorânea AL-101, estrada com muitas curvas),  155km de Recife-PE (2 horas e meia pela pista litorânea PE-60, estrada com muitas curvas), e apenas 20km de Maragogi-AL. A partir de Maragogi e Recife o acesso é feito através de uma balsa no Rio Manguaba, em Japaratinga (R$ 10,00 por carro).
Balsa - Rio Manguaba - Porto de Pedras/AL
Saímos da Pousada Albacora, no centro de Japaratinga, por volta das 9 e 30 da manhã e nos dirigimos até o Pontal, onde fica a Balsa, distante cerca de 10 km do centro. Durante a travessia, que dura em média 10 minutos (se a Balsa já estiver na margem, caso esteja do outro lado, é preciso aguardar um pouco), é possível vislumbrar o Farol de Porto de Pedras e a bela paisagem ao redor rio.
Travessia de Balsa - Rio Manguaba - Porto de Pedras-AL
Travessia de Balsa - Rio Manguaba - Farol - Porto de Pedras-AL
Após a travessia, seguimos pela estrada AL-101 até uma rua que fica próxima à Secretaria de Turismo, que dá acesso ao Farol. Assim que entramos, em poucos metros, nos deparamos com uma árvore secular do lado esquerdo com uma placa que dizia que "Em 06 de Janeiro de 1860, S. M. D. Pedro II esteve alguns minutos à sombra desta árvore secular". A placa foi fixada em 1980 pela administração municipal, mas se é verdade ou não, não sabemos.
Árvore Secular onde D. Pedro II supostamente esteve
Subindo mais adiante, chega-se ao Farol, que está um pouco abandonado, e fica em uma área restrita. Quem quiser se aventurar, pode arriscar subir até lá. Já havíamos subido anteriormente e não fomos dessa vez.
Farol - Porto de Pedras-AL
Após a visita à árvore secular, fomos em direção à Associação do Peixe-Boi Marinho, que fica no povoado de Tatuamunha, na própria rodovia, a poucos quilômetros de distância da balsa, telefone (82) 3298-2286. Na associação é possível obter informações sobre o projeto de preservação do peixe-boi marinho e também comprar souvenirs. Além disso, há um passeio de barco (R$ 40,00 reais por pessoa) pelo Rio Tatuamunha, considerado Santuário do Peixe-Boi Marinho, onde podemos ver os animais.

O passeio dura cerca de uma hora e começa numa trilha pelo mangue. Uma bela paisagem, onde é possível ver a vegetação do manguezal, além de animais como chié, caranguejo e aratu. O sol é escaldante, portanto, se possível, leve uma garrafinha de água e passe (muito) protetor solar.
Trilha entre o manguezal e Rio Tatuamunha
Aratu - Trilha entre o manguezal e Rio Tatuamunha
Trilha entre o manguezal e Rio Tatuamunha
A caminhada dura em média 15min, e logo chegamos ao Rio Tatuamunha, onde pegamos um barco para ver os peixes-boi, que ficam em ambiente natural, mas são monitorados pelo ICM-BIO (Ibama), que permite apenas 70 visitantes por dia. Os barcos utilizam remos no lugar de motor para não prejudicar os animais.
Passeio de Barco - Rio Tatuamunha - Projeto Peixe-Boi
Existem 18 deles no local, mas não é garantia conseguir vê-los. No entanto, tivemos a sorte de ver 3 deles. Foi muito legal! Durante o passeio, um guia explica tudo sobre como funciona a associação e como é o cuidado com os animais. Enquanto isso, ficamos com os olhares fixos para o rio procurando os peixes-boi.  É uma ótima experiência. Recomendamos.
Peixe-Boi Marinho - Rio Tatuamunha-AL
Como a região de Porto de Pedras não dispõe de muitas opções para almoço, seguimos para a Praia de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, a 10 km, onde comemos no Restaurante do Enildo, bastante indicado. O restaurante é simples, com preços razoáveis, boa comida, e fica na beira de uma ótima praia, o que é excelente. Falaremos das praias de São Miguel dos Milagres em outro post.
Restaurante do Enildo - Porto da Rua - São Miguel dos Milagres-AL
Porto da Rua - São Miguel dos Milagres-AL
Após o almoço, retornamos para o município de Porto de Pedras, e seguimos para a paradisíaca Praia do Patacho, eleita a quinta melhor do país. Como viemos do almoço em São Miguel dos Milagres, entramos na rua do Posto Patacho e em cerca de 400 a 500 metros, numa estradinha de barro, no meio do coqueiral,  chegamos à praia. Estacionamos entre os coqueiros e já começamos a amar o local. O outro acesso fica numa pracinha que possui uma televisão e uma estátua do Padre Cícero.
Pracinha na entrada da Praia do Patacho
Passamos uma parte da tarde na praia, curtindo um mar incrível, e uma paisagem linda. A praia é simplesmente maravilhosa! Cercada por coqueiros, deserta, com águas verdes, cristalinas e mornas. Fantástico! Passeio ideal para casais. O local é ideal na maré baixa, quando fica uma extensa faixa de areia e se formam piscinais naturais. O período de chuvas é de Abril a Julho, quando o mar já não fica tão cristalino.
Praia do Patacho - Porto de Pedras-AL
Não há infraestrutura de restaurantes/bares na região, portanto, se for à Praia do Patacho, leve guarda-sol, lanche, e especialmente água. Uma dica é evitar ir aos domingos (fomos num domingo!) e feriados, pois, embora não fique lotada de pessoas, costuma não ficar tão deserta.
A região de Porto de Pedras dispõe de excelentes pousadas: Pousada Patacho, Xuê e Vila do Patacho, todas na Praia do Patacho (confira nosso post);  Pousada Aldeia Beijupirá, na Praia do Laje (confira nosso post), ao lado da Praia do Patacho; e ainda a Borapirá, na praia de Tatuamunha.  Na vizinha São Miguel dos Milagres, há ainda a famosa Pousada do Toque, aguardem os próximos posts.

Visitamos as Pousadas Aldeia Beijupirá (confira nosso poste Vila do Patacho, e já nos hospedamos na Pousada Patacho

A Pousada Patacho tem diárias que variam entre R$ 450,00 a R$ 620,00. Muito charmosa, a pousada possui poucos quartos e uma decoração delicada, preocupada com detalhes, rústica, romântica e com muito conforto. Eleita a oitava pousada mais romântica do país pela editora Abril, é ideal para casais que procuram privacidade e romantismo. O dono é um designer francês, Christian, que é bastante atencioso e simpático.
Pousada Patacho
A Pousada Vila do Patacho tem diárias que variam de R$ 250,00 a R$ 450,00, com chalés individuais e também para dois casais, alguns equipados com cozinha. Os chalés possuem janelas bem amplas, garantindo uma boa ventilação e maior contato com a natureza. A decoração é um charme à parte. Ideal para casais ou grupos que curtem clima romântico, um ambiente "zen", esportes náuticos (SUP) e tranquilidade. A dona, Verônica, pernambucana, também é muito simpática e atenciosa.
Pousada Vila do Patacho
As Pousadas dispõem de restaurante aberto ao público, mas é preciso reservar com antecedência.

No final do dia, já retornando para Recife, paramos na Praia de Peroba, em Maragogi, e comemos no Sabor de Maragogi, um restaurante que fica na beira da praia. Decoração simples mas simpática, atendimento bom, comida e preço também, e no local há redes para descansar.

É isso! Não deixe de visitar Porto de Pedras, em Alagoas. Especialmente as incríveis Praias do Patacho e Laje, além do Projeto Peixe-Boi Marinho.