segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ushuaia-Argentina: dicas úteis e roteiro

Ushuaia, capital da Província Terra do Fogo, na Argentina, mais conhecida como o fim do mundo, guarda surpresas inesquecíveis: montanhas com picos nevados, geleiras, ilha cheia de pinguins, lindos lagos, golfinhos, leões marinhos, cormorões, belas aves, o famoso Canal de Beagle, e ainda o correio do fim do mundo! 
Cormorões em uma ilha no Canal de Beagle
Escreve-se Ushuaia, mas o correto é pronunciar "Usuaia", com "h" mudo. A palavra deriva da junção de dois nomes do idioma dos Yámanas, indígenas que habitavam a região, e significa "baía que penetra em direção ao oeste". É uma cidade portuária e industrial, além de ser zona franca. 

Quando ir

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, portanto, faz frio o ano todo. No verão, as temperaturas são mais amenas, e mesmo assim é possível nevar nos picos das montanhas; já no inverno, a paisagem fica toda branquinha por conta da neve, e a principal estação de esqui, Cerro Castor, famosa por sua neve "powder", fica lotada de esquiadores e turistas. 

A alta temporada costuma ser no verão, quando o clima é mais ameno e as temperaturas variam em torno de 10 graus, mas a sensação térmica pode ser menor devido aos ventos, que são comuns na região. 

No inverno, o frio é constante, com temperaturas negativas, mas nesta época a cidade também fica lotada de turistas devido à estação de esqui Cerro Castor e aos centros de inverno que oferecem várias atividades adaptadas ao frio como passeios de 4x4, trenós puxados por cachorros, caminhadas com raquetes, entre outros. 

No outono, a vegetação assume uma linda coloração avermelhada; e na primavera, tudo fica mais verdinho. Em qualquer época as chuvas se fazem presente, e o tempo varia muito ao longo do dia. Por isso, é importante levar casacos corta-vento e impermeáveis. Ah, e nunca desanimar se o dia começar debaixo de chuva, pois em poucas horas tudo pode mudar!

Como chegar

A melhor forma de chegar a Ushuaia é de avião. Empresas como Aerolíneas Argentinas e LAN realizam o vôo. Viajamos pela Aerolíneas Argentinas e gostamos. Muitos reclamam de atrasos e alterações de voos. De fato, nossos voos foram alterados algumas vezes, mas fomos avisados com antecedência por email. 

Hospedagem 

A cidade possui uma excelente rede hoteleira com hotéis, pousadas e hostels localizados tanto no centro como em áreas mais distantes. 

Ficamos hospedados no Hotel Austral, a uma quadra da Avenida San Martin, onde estão concentradas várias lojas de souvenirs e restaurantes, e a duas quadras da Avenida Maipu, onde fica a Baía e o Porto de UshuaiaO hotel era bem familiar e os funcionários muito simpáticos. As instalações eram boas, os quartos espaçosos, e o café da manhã simples, mas bom. Recomendamos. Ótimo custo benefício. O único ponto negativo era a ladeira para chegar até ele, mas que no fim das contas ajudava a aquecer do frio!

Na quadra contígua ao hotel fica o Irish Pub Dublin, bastante frequentado por turistas e locais. 
Irish Pub Dublin
Como se locomover

Não custa caro ir de táxi do aeroporto ao centro da cidade (cerca de 75 pesos - valor de 2015). E no centro, só nos deslocávamos a pé para ir a lojinhas, restaurantes, pubs, museus e ao porto. 
Baía de Ushuaia
Centro de Informações ao Turista

Próximo ao Porto de Ushuaia, há um centro de informações ao turista, na Baía de Ushuaia, onde é possível ter acesso a mapas, horário de funcionamento das atrações, dicas de passeios, hospedagens e restaurantes.
Centro de Informações
Câmbio

Alguns restaurantes, lojas e hotéis aceitam real, dólar e euro. O câmbio varia de lugar para lugar, e é mais vantajoso, em alguns casos, realizar o câmbio diretamente nas lojas, restaurantes e agência de turismo do que no banco ou casas de câmbio.

Agência de Turismo

Utilizamos os serviços da agência de turismo Brasileiros em Ushuaia. Vimos indicações em outros blogs e nem pesquisamos outras. Fomos muito bem atendidos e recebemos dicas de passeios que não tínhamos ouvido falar, como o trekking ao Glaciar Vinciguerra. Fechamos todos os nossos passeios com eles, o que foi mais vantajoso, e ainda ganhamos como cortesia o transfer para o aeroporto.

Mas é bom ressaltar que alguns passeios podem ser contratados diretamente, como é o caso da Pinguinera Terrestre e do passeio de barco pelo Canal de Beagle, que são realizados pelas empresas Canoeiros e Piratour, respectivamente. Os stands de venda ficam na orla da Baía de Ushuaia, próximo ao Porto. Outros passeios podem ser realizados por conta própria, como a visita ao Glaciar Martial e a trilha até a Laguna Esmeralda.
Canoeiros e Piratour
Restaurantes

Ushuaia é bem servida de restaurantes e possui uma boa culinária, famosa pelos frutos do mar, especialmente a centolla e pelos cordeiros patagônicos

- La Casa de los Mariscos - na Avenida San Martin. O local é pequeno e charmoso, e o atendimento é ótimo. Jantamos centolla ao molho parmesão e centolla com polvo. Ambos maravilhosos! As porções são generosas. Recomendamos muito!  
La Casa de los Mariscos 
Centolla e Polvo
- Ramos Générales Bar Bistro e Vinoteca - na Avenida Maipu. Ambiente com decoração estilosa e ótimo atendimento. Almoçamos salmão e merluza, que estavam excelentes. O cardápio tem sobremesas de dar água na boca! Recomendamos muito!




- Kuar - na Avenida San Martin. Existe outra unidade que fica numa parte mais alta, com vista para a Baía de Ushuaia. O ambiente é pequeno e muito aconchegante. Ótimo atendimento. Jantamos um delicioso risoto de centolla e canelone de centolla ao molho de frutos do mar. Recomendamos.
Kuar


- Tante Sara - na Avenida San Martin. Único nas proximidades do hotel que estava aberto após meia noite. O local é grande e o atendimento foi muito bom. Jantamos um prato com frango e outro de salmão. Estavam muito bons. 

- Bodegon Fueguino - na Avenida San Martin. Ótimo atendimento e cardápio variado. Costuma lotar. Excelente opção para jantar.

Gelato Ice Bar - na Avenida San Martin. Escolhemos para fazer uma rápida refeição antes de um passeio. Servem lanches como sanduíches em porções gigantes!



- Irish Pub Dublin -  na Avenida 9 de Julio. Local bastante frequentado pelos turistas e locais. Também funciona como restaurante. Funcionários simpáticos, música boa e ótimo ambiente para um fim de noite.

Dica: Além da centolla e do cordeiro patagônico, não deixe de experimentar as cervejas artesanais Beagle e Cape Horn, que são encontradas em todos os estabelecimentos.




E tem até para levar de lembrança nas lojas de souvenirs!



Roteiro de 6 dias em Ushuaia

1º dia: chegada (13h), táxi para o centro, check in no Hotel Austral, ida à Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia para fechar os passeios dos próximos dias, passeio pela Baía de Ushuaia e visita guiada às 18h ao Museu Marítimo e do Presídio.
Ushuaia
2º dia: Mega Tour com a empresa Brasileiros em Ushuaia, incluindo visita ao Parque Nacional (trem do Fim do Mundo, trilhas para a Bahía de Lapataia, parada no Lago Roca e no Centro de Visitantes Alakush), Playa Larga e Glaciar Martial (09:30-20h).
Correio do fim do mundo no Parque Nacional
3º dia: Passeio no Canal de Beagle com a empresa Canoeiros (09:30-12h) e Pinguinera Terrestre com a empresa PiraTour (14:30-20:30h).
Farol Les Eclaireurs no Canal de Beagle
Pinguim-Rei na Pinguinera Terrestre
4º dia: Trekking Glaciar Vinciguerra com a empresa Brasileiros em Ushuaia (08-16:40h)
Glaciar Vinciguerra
5º dia: Passeio de 4x4 para os Lagos Escondido e Fagnano (08:30-13h) e Trekking para a Laguna Esmeralda com a empresa Brasileiros em Ushuaia ( 17-21:45h).
Lago Escondido
Laguna Esmeralda
6º dia: Retorno
Nos próximos posts vamos abordar cada passeio que fizemos, e contar em detalhes nossas experiências. Continue acompanhando! ;)

Posts Relacionados: 

Ushuaia-Argentina: Parque Nacional Terra do Fogo, Glaciar Martial e Playa Larga
Ushuaia-Argentina: Canal de Beagle e Pinguinera Terrestre 
El Calafate-Argentina: roteiro e dicas úteis
El Calafate-Argentina: Glaciar Perito Moreno e Minitrekking
El Calafate-Argentina: Rios de Hielo e Glaciarium  

             

          

8 comentários:

  1. Muito legal as dicas! Parabéns!
    Gostaria de saber os valores dos passeios.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-nos pela demora para responder. Seria mais indicado enviar e-mail para a empresa que tens interesse em realizar o passeio para que informem os valores atualizados. Em Ushuaia o nosso contato foi com a empresa "Brasileiros em Ushuaia".

      Excluir
  2. Ótima postagem. Vou usar para planejar minha viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que ajudamos de alguma forma. Obrigado!

      Excluir
  3. ótima postagem!!! Obrigada!!! Gostaria de fazer uma pergunta, qual cidade é melhor ficar mais dias? Ushuaia ou El Calafate? Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!
      Ushuaia possui mais opções de passeios, portanto, seria interessante passar mais dias do que em El Calafate.
      Esperamos ter ajudado! ;)

      Excluir
  4. Qual a sugestão de vocês em relação aos calçados para fazer os passeios? Precisa ser impermeável? Quais vocês usaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia. Usamos botas semi-impermeáveis. Mas, se você for no inverno, há bastante neve, então seria interessante botas impermeáveis.
      ;)

      Excluir