quinta-feira, 2 de abril de 2015

El Chaltén-Argentina

El Chaltén, a capital do trekking da Argentina, é a cidade mais recente deste país, pois foi fundada em 12 de outubro de 1985 com o objetivo de proteger a fronteira com o Chile. Destino certo dos montanhistas e amantes do trekking no verão, recebe o nome de sua principal montanha, que é mais conhecida, entretanto, como Cerro Fitz Roy.
Vista do Lago del Desierto
Eleita como o segundo melhor destino de 2015 pelo site Lonely Planet, El Chaltén é conhecida por suas montanhas, especialmente o Cerro Fitz Roy, com 3.405 metros e o Cerro Torre; trilhas; glaciares, como o Viedma e Vespignani; e também belíssimos lagos, como o Lago del Desierto e Lago Viedma. São paisagens de tirar o fôlego! 
Glaciar Huemul
A cidade está localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, que é Patrimônio Mundial da Unesco, e possui uma população aproximada de 2000 habitantes, mas no inverno apenas 500 permanecem na região, já que faz muito frio e também devido aos fortes ventos. A melhor época para ir é no verão, quando as temperaturas são mais amenas e a cidade fica repleta de turistas, montanhistas e amantes do trekking. 
Vista do Lago del Desierto
Fizemos um bate-volta para El Chaltén em Março de 2015, a partir de El Calafate, Argentina (veja aqui). Contratamos o passeio junto à empresa Criollos (veja aqui). O passeio todo dura em média 10h. 


Vista do Lago del Desierto
O ideal é se hospedar por pelo menos 3 dias, já que existem várias opções de trekking e também navegação nos Lagos Viedma e del Desierto, mas como não tínhamos muito tempo e queríamos muito conhecer El Chaltén, decidimos arriscar e fazer um bate-volta. 

Muitas pessoas perguntam se vale a pena fazer o bate-volta a partir de El Calafate-Argentina (confira nosso post sobre El Calafate), já que esta fica a 220 Km de El Chaltén. O ideal mesmo seria ficar por mais tempo, entretanto, se você só tiver um dia sobrando e curtir trekking e lindas paisagens, então não deixe de ir! 
Havia a opção de fazer uma trilha na montanha até o Glaciar Vespignani a partir do Lago del Desierto, e outra que consistia num passeio de barco no Lago Viedma e minitrekking no glaciar. Devido aos fortes ventos no dia que fomos, só a primeira opção estava disponível. 
Lago del Desierto
Saímos do hotel às 8h em direção a El Chaltén, cujo acesso é através da Ruta 40 e 23. A estrada é muito tranquila, com lindas paisagens. No caminho, observamos o Lago Argentino, Lago Viedma, Glaciar Viedma e muitos guanacos. Fizemos uma parada rápida de 5 minutos para tirar fotos do Glaciar Viedma, o maior da Argentina e o segundo maior da América do Sul, com 977 Km² de superfície. Ao longo do caminho, nosso guia, muito simpático, dava informações acerca do que estávamos contemplando ao longo da estrada e também do que iríamos ver ao chegar em El Chaltén.
Guanacos na Ruta 40
Ruta 40, vista do Glaciar Viedma ao fundo
Nossa primeira parada foi no Parador La Leona, na Ruta 40, à beira do Rio La Leona, onde funciona uma hospedagem de campo e um café (com destaque para um delicioso alfajor de doce de leite!). No local há banheiros e wi-fi. Para informações sobre como chegar, confira aqui
Rio La Leona
Parador La Leona
Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Província de Santa Cruz, o Parador La Leona fica a 110 Km de El Calafate, exatamente na metade do caminho para El Chaltén. Há duas curiosidades sobre a região: foi o esconderijo, por quase um mês, em 1905, do assaltante de banco Butch Cassidy, o qual roubou o Banco de Londres e o Tarapacá, de Rio Gallegos; em 3 de março de 1877, Francisco Perito Moreno foi atacado por uma leona (puma), fato que colocou em risco a sua vida. 

No interior do Parador é possível ler um pouco sobre essas curiosidades e ver fotos e notícias de famosos montanhistas.
Parador La Leona
Parador La Leona
Parador La Leona
Saímos do Parador La Leona às 09:30 e chegamos ao nosso destino às 11h. Paramos no Centro de Informações para ir ao banheiro, e depois tiramos fotos na placa na entrada da cidade. 

Logo em seguida, o guia distribuiu nossos lanches (maçã, salada, sanduíche de peito de peru e queijo, bolo e água) e seguimos por 35 Km numa estrada de terra batida, no meio do bosque, sempre beirando o Rio de las Vueltas e vislumbrando montanhas. 

Chegamos às 12:15h a um pequeno porto de onde já era possível ter uma bela vista do Glaciar Huemul. Depois, seguimos de barco por poucos minutos pelo belíssimo Lago del Desierto, de águas verde-esmeralda, contemplando as montanhas e as geleiras Huemul e Vespignani até o ponto onde seria o início da nossa trilha. 
Porto
Lago del Desierto
Lago del Desierto
Lago del Desierto
Glaciar visto do Lago del Desierto
Fomos apresentados a uma guia local que nos conduziu por uma trilha até uma tenda onde poderíamos deixar nossas mochilas e depois nos explicou acerca das trilhas que haviam no bosque, com diferentes níveis de dificuldade. Todo o grupo escolheu a trilha considerada a mais difícil (mas foi bem tranquila!), e nossa subida até o mirante mais alto da montanha durou cerca de 50 minutos. 



Ponto de Apoio
Iniciamos o trekking pela floresta de "lenga" e "ñire" às 13:30 e foi excelente, com alguns obstáculos, mas nada muito difícil. Havia alguns trechos alagados, com troncos atravessados, rochas, mas sempre era possível contemplar  belíssimas montanhas, quedas d'água, o glaciar Vespignani e o Lago del Desierto

Era verão, mas a temperatura era mediana, portanto, indispensável levar roupas leves para caminhadas, casaco corta vento e botas de trekking.


Vista do Lago del Desierto
Vista do Lago del Desierto
Vista do Glaciar Vespignani
Vista do Lago del Desierto
Vista do Lago del Desierto
Chegamos a um ponto que dá acesso a três mirantes, onde pudemos contemplar uma paisagem incrível composta por montanhas, pelo Lago del Desierto, pelo bosque e pelo Glaciar Vespignani
Vista do Glaciar Vespignani
Vista do Glaciar Vespignani
Vista do Lago del Desierto

Vista do Lago del Desierto
Vista do Glaciar Vespignani
Vista do Glaciar Vespignani
Às 15h retornamos ao início da trilha e a guia local nos serviu café, chocolate quente e biscoitos no ponto de apoio. Depois, pegamos o barco de volta ao pequeno porto de onde saímos, e depois a Van da empresa Criollos, quando retornamos os 35 Km de volta até o centro de El Chaltén
Lago del Desierto
Lago del Desierto
Fizemos uma parada rápida no Centro de Informações para quem quisesse ir ao banheiro (havia muito vento na cidade nesta hora), e iniciamos nosso retorno a El Calafate, Argentina. Chegamos por volta das 20:30h.

Infelizmente não conseguimos ver o famoso Cerro Fitz Roy, pois estava com bastante neblina. Na verdade, dizem que tem que ter muita sorte para conseguir vê-lo, já que na maior parte do tempo está coberto por neblina. Bem, vai ficar para uma próxima, pois definitivamente é uma cidade que queremos voltar, e desta vez para se hospedar por lá!
Lago del Desierto
Para fazer o bate-volta nos indicaram a empresa Viva Patagônia, mas eles não tinham disponibilidade no dia que queríamos, portanto, optamos pela empresa Criollos e ficamos satisfeitos. 

Se sua intenção for se hospedar na cidade, o que bastante recomendável, há saídas diárias do terminal de ônibus de El Calafate-Argentina para El Chaltén. As passagens podem ser compradas também através da empresa Cal Turque fica na Avenida del Libertador, no centro de El Calafate. Chegando a El Chaltén, há um centro de informações, onde é possível tirar dúvidas sobre os trekkings na região. 

               

          

5 comentários:

  1. Muito obrigada pelo excelente post! Muito esclarecedor e cheio de dicas ótimas!
    Pretendo ir a El Calafate em Março/2017 e gostaria muito de visitar El Chalten nesse mesmo esquema, fazendo um bate-volta. Você poderia me informar qual foi o valor deste passeio?

    Muito obrigada, e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal, estaremos nessa mesma epoca tb \o

      Excluir
    2. Olá Giuliana.
      Desculpe-nos a demora para responder. Seria mais indicado enviar e-mail para a empresa que tens interesse em realizar o passeio para que informem os valores atualizados. Contratamos a empresa Criollos para realizar o bate-volta para El Chaltén. ;)

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber quanto você pagou em pesos argentinos por esse bate-volta. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa!
      Desculpe-nos a demora para responder. Seria mais indicado enviar e-mail para a empresa que tens interesse em realizar o passeio para que informem os valores atualizados. Contratamos a empresa Criollos para realizar o bate-volta para El Chaltén. ;)

      Excluir