quinta-feira, 19 de março de 2015

El Calafate-Argentina: Rios de Hielo e Glaciarium

Os glaciares são massas de gelo em movimento formadas pela acumulação da neve ao longo do tempo. Do desprendimento dos glaciares, que caem a uma velocidade incrível, formam-se os icebergs que, a partir de então, se movem à deriva e podem medir até quilômetros de extensão, mas apenas 10% do seu volume fica visível. 
Glaciar Spegazzini
Nosso segundo passeio em El Calafate, Argentina, foi o Ríos de Hielo, que consiste na navegação pelo braço norte do Lago Argentino ao longo do qual pudemos observar vários icebergs e dois imponentes glaciares: Upsala e Spegazzini

Visitamos El Calafate, Argentina, em Março de 2015, onde passamos 5 dias (4 diárias), e realizamos o total de 3 passeios. Registramos em nossa publicação El Calafate-Argentina: roteiro e dicas úteis uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, principais passeios e dicas de roteiro. 

Neste post vamos reunir informações e impressões sobre o passeio Ríos de Hielo e sobre a nossa visita ao Glaciarium
Ríos de Hielo - Lago Argentino
Ríos de Hielo - Lago Argentino
A empresa que realiza o passeio Ríos de Hielo é a Solo Patagonia, que fica na Avenida Del Libertador, a principal de El Calafate (confira aqui). Antes, a empresa fazia o passeio conhecido como Todos os Glaciares, que incluía a navegação para ver também o Glaciar Perito Moreno, mas fomos informados pelo atendente de que só realizam agora o Ríos de Hielo. Mas o Glaciar Perito Moreno pode ser observado no passeio ao Parque Nacional Los Glaciares (confira aqui), tanto dos mirantes quanto do lago, quando se atravessa de barco para fazer o minitrekking. 

O tempo estimado de navegação é de 5h. O barco é confortável, com área coberta e externa, banheiros e uma pequena cafeteria. Os lanches vendidos - café, biscoitos, chocolate quente e alfajor - são caros, por isso é bom levar água e algo para comer, até porque se chega ao centro de El Calafate apenas às 15:30h. Faz muito frio na área externa, devido aos ventos, portanto é importante ir bem agasalhado. 
Glaciar Spegazzini
Saímos do hotel por volta das 7:15h com o transfer da empresa Solo Patagonia e seguimos para o Porto Privado de Punta Bandera, a 47Km de El Calafate. Iniciamos a navegação no braço norte do Lago Argentino em direção ao canal Upsala, onde já foi possível observar vários icebergs!! Difícil mesmo é conseguir um lugarzinho no barco para conseguir tirar foto.
Icebergs

Ao longo da navegação, a paisagem é realmente deslumbrante: montanhas, arco-íris, lago azulado, e muitos icebergs!!! 
Lago Argentino
Lago Argentino
Lago Argentino
Iceberg
O primeiro glaciar que contemplamos foi o Upsala, que possui uma superfície de 847 Km², três vezes maior do que o Glaciar Perito Moreno, que possui 254 Km². 
Glaciar Uspala
Glaciar Uspala
Glaciar Uspala
Glaciar Uspala
Glaciar Uspala
Glaciar Uspala
Continuando a navegação, seguimos em direção ao Glaciar Spegazzini e no caminho, nos deparamos com muitos icebergs e com o Glaciar Seco.
Iceberg
Iceberg
Glaciar Seco
Glaciar Seco
Iceberg
Lago Argentino
Por último, vislumbramos o belíssimo Glaciar Spegazzini, que possui uma superfície de 134Km².

Glaciar Spegazzini 
Glaciar Spegazzini
Glaciar Spegazzini
O retorno ao Porto Privado Punta Bandera durou cerca de uma hora e meia. Chegamos ao porto às 14:30h, e lá pegamos o transfer de volta ao centro de El Calafate, chegando às 15:30h. 
Iceberg
Almoçamos no Restaurante La Lechuza (confira aqui), na Avenida Del Libertador, e às 18h pegamos o transfer gratuito para o Glaciarium, que sai do estacionamento da Secretaria de Turismo. As saídas da van são de hora em hora, mas a partir das 18h, são a cada meia hora (aberto todos os dias).
Parada do transfer para o Glaciarium
Glaciarium é um centro de interpretação de glaciares, que fica a apenas 6Km do centro de El Calafate (AR$ 185 pesos). A visita é realmente interessante, pois nele aprendemos sobre a formação dos glaciares, suas proporções, situação atual, e noção geral dos glaciares do mundo. 
Informações úteis do Glaciarium
No caminho para o Glaciarium
Glaciarium
Lago Argentino - vista do Glaciarium
Lago Argentino e El Calafate - vista do Glaciarium
Considerando que todos os passeios que fazemos em El Calafate estão relacionados à observação de glaciares, entender um pouco sobre eles é realmente importante. Há instrutores no local que tiram dúvidas e ainda disponibilizam um filme em 3D para assistirmos. 

Dentro do mesmo complexo funciona o GlacioBar (AR$ 140 pesos) mas não chegamos a visitar. É um bar de gelo, e o valor do ingresso dá direito a bebidas. 

Saímos às 20h, passeamos no centro de El Calafate, onde compramos souvenirs, geléia de calafate e chocolate na Ovejitas de la Patagonia (confira aqui). Jantamos no Restaurante Casablanca (confira aqui) e retornamos ao hotel às 23h. 

Continue acompanhando nossas viagens! ;)



          

          

4 comentários:

  1. Olá Beth! Vou para El Calafate em 07/04 e já contratei à distância o Minitrekkingno Perito Moreno com a ag Hielo y Aventura, mas eles não fazem o passeio Rios de Hielo... Tem uma tal de ag Criollos que aceita contratar direto daqui, mas não tenho referências... Você sabe se é possível contratar esse passeio com a Solo Patagonia daqui do Brasil? Queria para o dia 09/04 e fico com receio de ficar sem se deixar para contratar lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Exatamente, a Hielos y Aventura só faz o minitrekking no Perito Moreno. O passeio Rios de Hielo é privativo da Solo Patagonia, entretanto, outras empresas vendem o passeio também, mas apenas como intermediários. De qualquer forma, deixamos para contratar lá na hora e foi tranquilo. Olhando aqui na internet, não consegui localizar o site da Solo Patagonia, então acho que será mais fácil contratar o passeio diretamente com eles lá. Se você reservar o passeio assim que chegar a El Calafate, acho que não haverá problemas. De qualquer forma, se você quiser antecipar por se sentir mais segura, fizemos um passeio com a empresa Criollos para El Chálten e foi tranquilo, não tivemos problemas. ;) Espero que tenha ajudado!! Depois compartilha aqui como foi a sua viagem! ;)

      Excluir
  2. Oi, Beth! Quanto vocês pagaram no passeio para os Rios de Hielo e quais as taxas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura! Desculpe-nos a demora para responder. Seria mais indicado enviar e-mail para a empresa que tens interesse em realizar o passeio para que informem os valores atualizados. Ao longo dos posts sobre El Calafate (são três posts), especificamos as empresas que contratamos para realizar os passeios. ;)

      Excluir