domingo, 9 de fevereiro de 2014

Caxias do Sul-RS

Caxias do Sul, segunda maior cidade gaúcha, é fortemente marcada pela imigração italiana e conhecida como a terra da uva e do vinho, onde ocorre anualmente a Festa da Uva.

Réplica de Caxias do Sul
Quando viajamos para o Sul do Brasil em junho de 2013, uma das cidades que conhecemos foi Caxias do Sul. Ficamos hospedados durante 3 dias, dos quais reservamos 1 para conhecer a cidade, e os outros 2 para fazer um bate-volta para Bento Gonçalves (confira nosso post) e Cambará do Sul (confira nosso post).

Começamos nossa viagem ao Sul do Brasil em Nova Petrópolis (confira nosso post), Gramado (confira nosso post) e Canela (confira nosso post), e depois seguimos para Caxias do Sul . Fizemos todos os percursos com um carro alugado na Hertz do Aeroporto de Porto Alegre, e ficamos hospedados 3 dias no Íbis Caxias do Sul.

Saímos de Gramado pela manhã em direção a Caxias (aprox. 70 km de Gramado e 135 km de Porto Alegre), mas antes paramos em Canela, onde visitamos o Parque do Caracol (confira nosso post). Na estrada em direção a Caxias, havia umas barraquinhas vendendo pinhão cozido, e não podíamos deixar de comprar para conhecer. Adoramos! Uma das coisas boas de viajar é conhecer a culinária e os costumes locais! 

Pinhão
Chegamos à cidade de Caxias no fim da tarde e jantamos com um casal amigos gaúchos que conhecemos em uma viagem a Bonito-MS. Eles nos ofereceram um jantar típico e ainda experimentamos o famoso chimarrão. Não dava para conhecer o Rio Grande do Sul e não experimentar a bebida característica de lá.

Nos dois dias seguintes, visitamos Bento Gonçalves, que fica a 43Km de Caxias (40min), e Cambará do Sul, cerca de 2h de viagem. Quando retornamos de Cambará, fomos conhecer o Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva. Ao lado dos pavilhões da festa, se concentra um conjunto arquitetônico com casas de madeira que reproduz Caxias do Sul de 1885, época da imigração italiana.


Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva
Réplica de Caxias do Sul
No Parque é possível contemplar, também, a escultura Jesus Terceiro Milênio, de Bruno Segalla.  No local, há um mirante de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. À noite, nossos amigos gaúchos nos apresentaram o Restaurante Paiol Espaço Nativo, com decoração típica e música ao vivo, onde nos deliciamos com as comidas típicas da região como, por exemplo, quentão, polenta, bolinho de pinhão e chimarrão.


Escultura Jesus Terceiro Milênio
Vista de Caxias do Sul do Mirante do Parque da Festa da Uva
Restaurante Paiol Espaço Nativo
No dia seguinte, reservamos a manhã para conhecer um pouco mais de Caxias. Visitamos a bonita Praça Dante Aliguieri, onde fica o Marco Zero e a Catedral Diocesana.


Praça Dante Aliguieri
Praça Dante Aliguieri
Praça Dante Aliguieri
Catedral Diocesana
Depois, conhecemos a belíssima Igreja de São Pelegrino (diariamente, 8h-19h), onde fica uma réplica da Pietá de Michelangelo, doada pelo Papa João Paulo VI, na comemoração dos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul; e um fac-símile do Santo Sudário, recebido de Roma. Destaque-se também as três portas fundidas em bronze, a Porta do Amor, da Paz e da Justiça, que retratam cenas da imigração. O interior da igreja é muito bonito, com vários murais e pinturas do pintor ítalo-brasileiro, Aldo Locatelli, pinturas estas que deram fama à igreja. Lá, há uma guia que explica gratuitamente toda a história da igreja. Do lado de fora, observe o relógio de flores.

Relógio de Flores na Igreja de São Pelegrino
Pietá
Igreja de São Pelegrino
Igreja de São Pelegrino
Igreja de São Pelegrino
Fac-símile do Santo Sudário na Igreja de São Pelegrino
Paramos ainda no Monumento Nacional ao Imigrante (terça a domingo, 9-17h), um dos símbolos de Caxias, que retrata a imigração italiana. Foi inaugurada por Getúlio Vargas na Festa da Uva de 1954.
Monumento Nacional ao Imigrante
Por fim, visitamos o Museu de Ambiência Casa de Pedra (terça a domingo, 8:30h-17h), que reconstituiu a vida dos imigrantes italianos, com vários objetos, móveis e utensílios utilizados por estes. Na área externa no museu, há um parreiral.


Museu de Ambiência Casa de Pedra
Museu de Ambiência Casa de Pedra
Museu de Ambiência Casa de Pedra
Adoramos nossa visita a Caxias. Aprendemos muito sobre a imigração italiana e pudemos conhecer um pouco sobre a culinária local. Não deixem de visitar. ;)
              

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário