domingo, 16 de fevereiro de 2014

Bonito-MS: Praia da Figueira e Aquário Natural

Em nosso primeiro dia de passeios em Bonito-MS, conhecemos, pela manhã, a Praia da Figueira, e à tarde, o Aquário Natural - Rio Baía Bonita. Foi um primeiro dia fantástico.

Flutuação Aquário Natural - Rio Baía Bonita

Após o café da manhã, seguimos com o transfer da Bonitour para a Praia de Figueira (14km, R$35,00 entrada, R$25,00 transfer*). Um local às margens de uma lagoa repleta de peixes, especialmente o Pacu. Passeio ideal para todas as idades. No local há bar, restaurante, lanchonete, banheiro, área coberta, playground, espreguiçadeiras, barraquinhas na areia e dentro d'água, espaço com grama, passeio de barco, caiaque, stand up paddle, quadriciclo, bicicleta,  uma enorme Figueira com 1000 m² de sombra, embaixo da qual é possível descansar nas diversas redes, e uma tirolesa de aproximadamente 8 metros. É possível também comprar comida para alimentar os peixes. Aqui a diversão é garantida!

Vista da Tirolesa - Praia da Figueira
Praia da Figueira

Aproveitamos tudo. Ficamos sentados nas barraquinhas dentro d'água alimentando os pacus, que esperam ansiosamente a comida e pulam antes mesmo de jogarmos. Fui mordida no pé por um pacu mais esperto que não aguentou a minha demora para jogar a comida! Descemos na tirolesa algumas vezes, e comemos um delicioso petisco de filé de pintado.

Pacus e Piraputangas - Praia da Figueira
Isca de Pintado - Praia da Figueira
Depois, aguardamos o transfer para o passeio da tarde nas redes embaixo da enorme Figueira. A sombra é dos deuses!

Figueira
À tarde, fomos para o Aquário Natural - Rio Baía Bonita (7 km, R$ 120,00 entrada, R$ 25,00 transfer*), onde fizemos flutuação/snorkeling. Passeio surpreendente. Faltam adjetivos para definir o que sentimos e vimos ao mergulhar pela primeira vez naquela água. Não tínhamos muita noção de como seria, foi tudo uma grande surpresa.

Flutuação Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Chegamos ao receptivo do passeio e esperamos a hora da saída do nosso grupo, que, por sinal, era formado apenas por nós dois e uma guia super simpática e muito bem informada sobre tudo da região. No receptivo, que possui piscina (onde é feito treinamento para fluatuação/snorkeling) e serviço de bar, tomamos um suco de limão e depois fomos pegar as roupas de neoprene, snorkel e crocs para fazer a flutuação no Rio Baía Bonita. As roupas e demais acessórios estão inclusos no valor do passeio.

Nosso passeio inicia numa pequena trilha até a nascente do Rio Baía Bonita. Há um fotógrafo que nos aguarda para tirar fotos e filmar dentro d'água (no final do passeio podemos ver como ficaram e adquirir o CD caso seja do nosso interesse). Nós tiramos fotos e filmamos também com a máquina que alugamos junto à empresa Bonitour, com a qual fechamos os passeios.

Nascente do Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Olho D'Água no Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Queríamos ter adjetivos suficientes para descrever a sensação que sentimos e o azul que enxergamos ao mergulhar na nascente do rio. Foi algo surpreendente. Águas incrivelmente cristalinas. Um azul que parece a pintura de um quadro. E muitos peixes, principalmente "piraputanga" e "mato grosso", sendo este pequeno e avermelhado, nadando junto conosco. Depois de ficarmos um momento na nascente, seguimos cerca de 600 metros flutuando no rio, sempre guiados, observando toda aquela flora e fauna. Em todo o percurso a água era tranquila e cristalina, com vegetação bem verde, alguns troncos e muitos peixes.

Flutuação Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Piraputangas - Flutuação no Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Piraputangas e Corimbas - Flutuação no Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Flutuação no Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Depois da flutuação, voltamos para a trilha e descemos numa tirolesa que há no percurso, perto de uma queda d'água. Logo após, seguimos por uma trilha onde pudemos contemplar vários animais como jacaré, anta (era imensa, e se chamava Julião - a guia explicou que este animal foi resgatado após um atropelamento), queixada, cutia e cateto

Trilha
Tirolesa - Rio Baía Bonita - Aquário Natural
Anta Julião
Após o passeio, retornamos para a pousada com o transfer, e à noite jantamos no Restaurante Pantanal, que fica na rua principal, onde comemos petisco de jacaré e piraputanga grelhada, ambos bastante gostosos - mais uma vez provando as delícias da culinária local. Para a sobremesa, escolhemos passar na Sorveteria Delícia do Cerrado onde provamos sorvete de guavira, araticum e bocaiuva

É isso. Em um dia de passeio já estávamos maravilhados com as belezas de Bonito-MS. Mas foi só o início. Ainda havia muito para se surpreender! Continue acompanhando nossa viagem. ;)