sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bonito-MS: Abismo Anhumas

Em nosso terceiro dia de passeio em Bonito, conhecemos o fantástico Abismo Anhumas (23Km, R$ 500 por pessoa*): uma caverna calcária do tipo abismo, com formações como estalactites, estalagmites, cones e cortinas. A profundidade até a base é de 72 metros, onde repousa um lago de aproximadamente 80 metros de profundidade, com temperaturas de 18 graus. Este passeio foi uma experiência incrível.



No dia anterior, no final da tarde, fizemos o treinamento para o rapel no Abismo Anhumas. O treinamento é no centro de Bonito, e os instrutores avaliam se a pessoa tem preparo físico para conseguir completar o rapel negativo de 72 metros, que inclui descida e subida. Já na instrução eles nos orientam a usar calça/bermuda ou leggings, meias longas, tênis e blusas de manga.  Depois de aprovados, seguimos para o Bonito Scuba, onde alugamos as roupas de mergulho para fazer a flutuação no lago que fica no Abismo. O aluguel da roupa está incluso no valor do passeio.


Treinamento
Acordamos às 5:30h da manhã e, após o café, o transfer da empresa Bonitour nos pegou às 6:30h para nos levar a um dos melhores passeios de Bonito: Abismo Anhumas. Chegando ao local, os instrutores nos preparam e iniciamos a descida de 72 metros através de uma fenda. Até então, não temos nem noção da dimensão do Abismo, pois pela fenda ainda não dá para ver o fundo. A descida do rapel é realizada em dupla, enquanto um instrutor fica num deck flutuante no lago, dentro do abismo, e outros dois na fenda controlando tudo. O rapel foi muito seguro e as instruções foram bem completas. Enfim, a descida foi muito tranquila.


Tamanduá-bandeira na estrada

Preparação para descida de rapel
Emoção. Foi isso que sentimos. Ficamos simplesmente deslumbrados a cada metro que descíamos no rapel. A vista do alto é fantástica. A vontade é registrar tudo, pois é muita beleza, mas isso não é possível porque as duas mãos não podem soltar as cordas do rapel! Iclusive, antes de chegar ao deck flutuante, já é possível observar do alto as formações calcárias dentro do lago. Lindíssimo!


Descida de rapel Abismo Anhumas
72m
O Abismo é um pouco escuro, recebendo iluminação natural através de outra abertura, que não é a fenda através da qual descemos no rapel. Há apenas estas duas aberturas, mas só uma permite o acesso ao interior do abismo. Por isso a qualidade das fotos não está muito boa, mas você pode configurar sua câmera para obter boas fotos mesmo com baixa luminosidade.

Após a descida do rapel, recebemos lanternas e seguimos num bote inflável junto com outro casal que conhecemos lá, e um instrutor, quando circulamos ouvindo explicações sobre o lago e as formações calcárias como estalactites, estalagmites, cones e cortinas.


Abismo Anhumas
Abismo Anhumas - vista de um cone embaixo d'água
Abismo Anhumas - formações calcárias
Abismo Anhumas - formações calcárias
Abismo Anhumas - formações calcárias
Após o passeio de bote, vestimos a roupa de mergulho para fazer a flutuação no lago, que é orientada por um instrutor. A roupa de mergulho nos deixa cobertos dos pés à cabeça, pois a temperatura do lago é de aproximadamente 18 graus. Há um banheiro químico e um trocador improvisado lá no abismo onde podemos trocar de roupa. É importante levar na mochila uma roupa seca e toalha.

A flutuação no lago é uma experiência maravilhosa. É possível ver com clareza todas as formações de cones embaixo d’água. Simplesmente lindo! A sensação é de estar nadando num vale de cones!


Flutuação no Abismo Anhumas
Abismo Anhumas - vista dos cones embaixo d'água
Abismo Anhumas - vista de cones embaixo dágua
É possível fazer mergulho de cilindro, mas apenas para quem for credenciado. Quando fomos, a prática de mergulho estava suspensa, por motivos ambientais, mas o snorkeling/flutuação estava permitido.

Após a flutuação, trocamos de roupa e nos preparamos para subir. Aí sim tudo começa a ficar mais cansativo. A subida é desgastante. São 72 metros de muita perna e braço. Na verdade, não é para cansar, pois eles ensinam o jeito correto de subir, mas não teve jeito, cansamos mesmo assim. E muito. Levamos aproximadamente 30 minutos para completar a subida.


Preparação para subida de rapel
Início da subida de rapel
Subida de rapel Abismo Anhumas
Subida de rapel Abismo Anhumas
72m
Abismo visto de fora pela fenda maior
Assim que terminamos o passeio, começou a chover e trovejar. Ainda bem que foi depois! Ficamos conversando com os instrutores enquanto o segundo casal realizava a subida (sobe e desce apenas um casal por vez), e depois o transfer nos levou para a pousada.

Almoçamos um jacaré à dorê delicioso no Restaurante Aquário, e retornamos para a pousada, onde dormimos a tarde toda exaustos por causa do rapel e com algumas escoriações nos braços, pescoço e nas pernas, por conta das cordas e por haver "batido" o ombro nas rochas. Por isso eles indicam não fazer outro passeio no dia do Abismo Anhumas, pois é muito cansativo.  

À noite, fomos ao Taboa Bar, onde encontramos dois casais gaúchos que conhecemos lá e se tornaram nossos amigos, pois todos os dias os encontrávamos em algum passeio ou na cidade para almoçar ou jantar. O Taboa Bar é ótimo, com música e bons petiscos.

*Preços de Fevereiro de 2013, na baixa temporada.

Posts relacionados: 

Bonito-MS: como chegar, hospedagem e agência de turismo
Bonito-MS: Praia da Figueira e Aquário Natural
Bonito-MS: Grutas São Miguel e Lago Azul e Bote no Rio Formoso
Bonito-MS: Cachoeiras do Rio do Peixe
Bonito-MS: Rio da Prata, Buraco das Araras e Projeto Jibóia


           

          

4 comentários:

  1. Nossa, eu sou doida para conhecer Bonito. Só aumentou ainda mais minha vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Débora Ferreira, você vai amar Bonito. Lugar incrível mesmo. =]

      Excluir
  2. Beth, eu tive pneumonia há uns 2 meses e estou com medo de não aguentar o passeio. Você chegou a ficar ofegante durante a subida ou é mais uma questão de força nas pernas e braços?? pelo que li, esse passeio é o mais lindo de bonito, não queria perder, mas não sei se aguento... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza! Realmente é um passeio incrível, e seria ótimo se você conseguisse fazer. A descida é bem tranquila, mas a subida exige um pouco mais de esforço. Um dia antes, eles fazem um treinamento numa plataforma de rapel no centro de Bonito, para avaliar as condições de cada um, ocasião em que eles dizem se você está apto ou não. Acho que seria um bom momento para avaliar se você consegue ou não. De qualquer forma, a subida não é uma questão de força nas pernas e braços, mas de você aprender a técnica para justamente não fazer tanto esforço. Conseguimos subir em 30 min e realmente cansamos (algumas pessoas conseguem em menos tempo, outras em mais), mas você pode subir com calma, fazendo paradas para descansar, e qualquer coisa, há quatro instrutores, dois lá no topo, e dois na base que ficam orientando e dando apoio. Espero ter ajudado. E aproveite a viagem!!!

      Excluir