segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cambará do Sul-RS

Quando fomos ao Rio Grande do Sul (junho/2013), nosso objetivo principal era conhecer Gramado, Canela e Bento Gonçalves, roteiro seguido pela maioria dos turistas que visitam a região.  Mas, antes de viajarmos, um casal de gaúchos que conhecemos em uma viagem ao Mato Grosso do Sul disse que incluíssemos em nosso roteiro a cidade de Cambará do Sul, conhecida como Terra dos Cânions! E que dica maravilhosa!!!


Cânion Fortaleza
Reservamos um dia da nossa viagem para conhecer o lugar. Saímos de carro de Caxias do Sul por volta das 8h, e a viagem durou cerca de 2 horas, com uma parada. Para quem sai de Gramado, o tempo de viagem é aproximadamente o mesmo. Enfrentamos bastante neblina na estrada, devido à época, portanto, se você não está acostumado a dirigir com neblina, triplique a atenção! Na estrada, paramos no Café Tainhas, onde comemos um delicioso pastel feito na hora, acompanhado de um café, que ajudou aplacar o frio! Parada obrigatória! Adoramos o lugar.


Pórtico
Na cidade de Cambará do Sul há um Centro de Informações, e a região dispõe de agências de turismo e guias locais para fazer trilhas e conhecer os cânions. No Centro, peguei alguns folders com nomes de agências de turismo como a Adventure Aparados, Rota dos Canyons, e Rota Aparados, onde é possível encontrar mais informações sobre passeios/trilhas. 

No Cânion Fortaleza, que fica no Parque Nacional da Serra Geral,  é possível fazer três trilhas: Trilha do Mirante, Trilha da Pedra do Segredo e Trilha da Cachoeira do Tigre Preto.  Na região do Parque ainda há os Cânions Churriado e MalacaraMas não para por aí! Através de Cambará do Sul também é possível chegar ao Parque Nacional de Aparados da Serra, cuja principal atração é o Cânion Itaimbezinho, onde também são realizadas diversas trilhas.

Bem, como nosso tempo era curto, escolhemos conhecer o Canyon Fortaleza, e, como estávamos com um casal de amigos que já conhecia o lugar, não contratamos os serviços dos guias.  O acesso é gratuito, e o início da estrada até que é asfaltado, mas depois, apenas terra e pedras. Próximo aos cânions não há infra-estrutura como banheiros, por exemplo, apenas o estacionamento. Deixamos o carro e começamos nossa trilha para conhecer o cânion Fortaleza. Estava com bastante cerração (neblina, nevoeiro), mas seguimos em frente! 


Entrada do Parque Nacional da Serra Geral
Trilha Cânion Fortaleza
Trilha Cânion Fortaleza
A umidade do local era absurdamente alta, por isso, importante evitar calçados que derrapem. Como fomos no mês frio, é indicado vestir calças confortáveis e camisas compridas, mas não vale à pena usar muitas roupas, pois ao longo da caminhada a pessoa sente calor. 

Quando chegamos, já sabíamos da possibilidade de haver cerração, que dificultaria ter uma noção completa da grandiosidade da região, o que de fato aconteceu! Decepção? Jamais!!!! Foi umas das vistas mais incríveis que já vimos! Fantástica! Estávamos "nas nuvens"!


Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza
Em alguns pontos, os paredões do Cânion Fortaleza chegam até 900m de altura. É simplesmente maravilhoso observar toda aquela formação rochosa, ver os pássaros voando, as cachoeiras e "escutar todo aquele silêncio". A natureza é realmente incrível! Impossível não imaginar que toda aquela grandiosidade foi obra de Deus. 


Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza
Após algumas horas aproveitando a região do Cânion Fortaleza, almoçamos no Restaurante Galpão Costaneira, no centro de Cambará, uma ótima comida típica. Atendimento, instalações e preço bons.


Restaurante Galpão Costaneira
Cogitamos ainda ir ao Cânion Itaimbezinho, então, passamos no Centro de Informações para saber como estavam as condições climáticas. Como nos informaram que a cerração cobria toda a visão, desistimos. É, vai ficar para uma outra época! 

No retorno para Caxias, paramos num mirante em Itati, onde contemplamos uma belíssima paisagem serrana. 


Vista do Mirante do Restaurante Mirador - Itati
É difícil dizer a melhor época para conseguir ver os cânions sem neblina. As informações sobre o lugar geralmente indicam os meses frios, mas até mesmo nestes é possível ser surpreendido por uma cerração que atrapalhe toda a visibilidade. De qualquer maneira, é certo que no verão há uma maior incidência de cerração.

Bem, é possível ir aos cânions com carro próprio, como nós fizemos, mas, se você não conhece a região, o ideal é contratar uma agência de turismo ou guia local, pois, por exemplo, no Cânion Fortaleza, não havia placas indicativas. Assim, a pessoa pode se perder nas trilhas, prejudicar o carro na estrada (que não é boa) e, dependendo das condições climáticas (visibilidade reduzida) , pode ser bastante arriscado ficar perto dos penhascos, pois não há proteção.

É isso. Agora, é se planejar. Quando for ao Rio Grande do Sul, não visite apenas Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Estique um pouco até Cambará do Sul e explore as mais variadas trilhas pelos cânions que há na região! Nós já estamos ansiosos para retornar, pois o lugar realmente é incrível! ;)

Posts Relacionados: Bento Gonçalves-RS, Canela-RSCaxias do Sul-RSGramado-RSNova Petrópolis-RS


               

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário