sexta-feira, 13 de março de 2015

El Calafate-Argentina: Glaciar Perito Moreno e Minitrekking

O Glaciar Perito Moreno, uma das mais importantes reservas de água doce do mundo, é uma geleira que fica no Parque Nacional Los Glaciares, na Província de Santa Cruz, Argentina. Com 60 metros de altura e uma área de 257Km², o glaciar Perito Moreno deixa os espectadores impressionados com sua magnitude.
Glaciar Perito Moreno
Nosso primeiro passeio em El Calafate, Argentina, foi ao Parque Nacional Los Glaciares, que possui 724 mil hectares e abrange, entre montanhas e bosques, mais de 350 geleiras, sendo, a mais famosa delas, o Perito Moreno, assim chamado em homenagem a Francisco Pascasio Moreno, importante pesquisador daquela região. 
Glaciar Perito Moreno
Visitamos El Calafate, Argentina, em Março de 2015, onde passamos 5 dias (4 diárias), e realizamos o total de 3 passeios. Registramos em nossa publicação El Calafate-Argentina: roteiro e dicas úteis uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, principais passeios e dicas de roteiro. 

Neste post vamos reunir informações e impressões sobre o passeio ao Parque Nacional Los Glaciares e nossa experiência de trekking no Glaciar Perito Moreno.
Glaciar Perito Moreno
O Parque Nacional Los Glaciares fica aberto o ano todo, portanto, é possível observar o Glaciar Perito Moreno tanto no inverno como no verão. Mas os passeios de Minitrekking e Big Ice, são realizados apenas no verão: o minitrekking possui saídas de 1 de agosto a 1 de maio; e o Big Ice, de 15 de setembro a 30 de abril (confira aqui).

Contratamos o passeio junto à empresa Hielo y Aventura, já incluso o transfer de ida e volta do hotel e o Minitrekking (AR$ 1.100,00, por pessoa). Saímos do Hotel Alto Calafate às 10h e seguimos em um ônibus até a entrada do Parque Nacional Los Glaciares, onde fizemos uma parada para pagar a taxa de entrada do parque (AR$ 150,00 por pessoa - valor para os residentes em países do Mercosul; aceitam apenas pesos argentinos). 
Vista da estrada do Glaciar Perito Moreno
Ao meio dia, chegamos ao receptivo do Glaciar Perito Moreno, onde há estacionamento, banheiro, loja de souvenirs, lanchonete (lanches como sanduíches, saladas, sucos, entre outros), e de onde saem as trilhas para os mirantes do glaciar. 
Início da trilha para os mirantes do Glaciar Perito Moreno
Caminho para os mirantes do Glaciar Perito Moreno
As trilhas são de baixa dificuldade e levam a vários mirantes para observar o Glaciar Perito Moreno. 
Glaciar Perito Moreno
Os glaciares são massas de gelo em movimento formadas pela acumulação da neve ao longo do tempo. A transformação da neve em gelo sucede com maior celeridade nas regiões temperadas como a Patagônia do que nas regiões polares, onde as baixíssimas temperaturas retardam este processo.

O Glaciar Perito Moreno é famoso por estar em equilíbrio, ou seja, perde a mesma quantidade de gelo que ganha, ao contrário dos outros, que estão em retrocesso.  
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Conseguimos contemplar o glaciar de 3 mirantes diferentes, e foi realmente incrível poder ver toda aquela magnitude de gelo entre montanhas e dentro do Lago Argentino compondo um cenário fascinante. O Glaciar Perito Moreno possui uma altura de aproximadamente 60 metros, mas abaixo d'água, chega a 160 metros!! 
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Apenas olhando as fotos é impossível ter a noção do quão grande é o glaciar. E até mesmo lá, ficamos impressionados com aquela paisagem. Mais incrível ainda é escutar o imenso estrondo do desprendimento de gelo e sua queda na água. Impressionante!!! 
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
O retorno ficou marcado para as 14:30h, portanto, tivemos duas horas e meia para realizar o passeio, o que foi suficiente. Importante levar casaco corta vento e gorro, pois eventualmente há muito vento.

De volta ao receptivo, às 14:30h, seguimos com o ônibus da empresa Hielo y Aventura até o porto, que fica bem perto e de onde sai o barco que nos leva até o refúgio onde se inicia o minitrekking. O percurso do barco é bem curto e fornece uma belíssima vista do Glaciar Perito Moreno a partir do lago.


Percurso de barco até o refúgio
Glaciar Perito Moreno visto do barco
Chegando ao refúgio, há apenas banheiros, por isso, somos orientados a levar lanche e água. Na entrada, é possível observar o arbusto Berberis microphylla, que produz o fruto calafate. 
Refúgio para o minitrekking no Perito Moreno
Vista do Glaciar Perito Moreno a partir do Refúgio
No refúgio, os guias nos dividem em grupos menores, e seguimos por cerca de 15 minutos por uma trilha de baixa dificuldade, em alguns momentos beirando o lago, contemplando um cenário belíssimo, até o ponto onde calçamos os grampões, calçados especiais para andar no gelo. É importante levar luvas para evitar arranhões no gelo no caso de alguma queda. 
Trilha para o Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno
Calçando os grampões para o minitrekking no gelo
Grampões
O minitrekking no Glaciar Perito Moreno dura em média 1h30min e é simplesmente imperdível. Mas existe também a opção de fazer o passeio Big Ice, que consiste num trekking de maior duração (3:30h sobre o gelo), mas é preciso reservar com antecedência. O minitrekking possui saídas de 1 de agosto a 1 de maio; e o Big Ice, de 15 de setembro a 30 de abril (confira aqui).
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
No final do minitrekking, os guias serviram alfajor e whisky com gelo tirado diretamente do glaciar. 

Ao término do trekking, retiramos os grampões, fizemos a trilha de volta ao refúgio, e lá pegamos o barco para o porto e depois o ônibus de volta a El Calafate. Iniciamos nosso retorno à cidade por volta das 18:30h e às 20h já estávamos no centro. 
Glaciar Perito Moreno
Jantamos no Restaurante Mi Viejo (confira aqui), passeamos na Avenida del Libertador, fomos ao Paseo de Los Artesanos, uma feirinha de artesanato, tomamos sorvete de glaciar, chocolate com amêndoas e calafate na Chocolates e Sorvetes Ovejitas de  la Patagônia (confira aqui), e retornamos ao hotel por volta das 22h. 

Continue acompanhando nossas viagens! ;)

Posts Relacionados: 

El Calafate-Argentina: roteiro e dicas úteis
El Calafate-Argentina: Rios de Hielo e Glaciarium

          

          

8 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma duvida referente ao passeio, vou em Janeiro. É melhor reserva bem antes da viagem ou consigo fechar o passeio quando estiver em El Calafate?

    Desde já agradeço. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natallia. Desculpe-nos pela demora para responder, estávamos realmente impossibilitados por um tempo. Lendo sua mensagem, constatamos que você já deve ter feito a viagem. Esperamos que tenha sido maravilhosa. ;)

      Excluir
  2. Olá udo bem com você estou pretendento ir em dezembro e gostaria de saber se você foi por conta e contratou os passeios por lá ou foi por alguma agencia de viagens.
    Obrigado Silvano
    ferreirasj@ig.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvano. Fomos por conta própria e contratamos os passeios diretamente nas agências em El Calafate. Tenta ler nosso post de roteiro e dicas para maiores esclarecimentos sobre as agências que contratamos para realizar os passeios - http://cadalugarumadica.blogspot.com.br/2015/03/el-calafate-argentina-roteiro-e-dicas.html
      Esperamos ter ajudado! ;)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vou para Ushuaia e El Calafate em abril, ja li todos os posts e já anotei várias dicas! Tenho uma dúvida com relação ao Trekking no Perito Moreno. A caminhada é leve? Ou é cansativa? É Tranquila de fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiane. Ficamos felizes em saber que nossas dicas ajudaram. A caminhada é leve sim. É curta e muito tranquila. ;)

      Excluir
  5. Oi Beth! Obrigada. Já inclui o mini treking na agenda. ;-)

    ResponderExcluir