sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Deserto do Atacama-Chile: Salar de Tara

Nosso segundo passeio no Deserto do Atacama foi ao Salar de Tara e Los Monjes de la Pacana (4250 metros), um lugar simplesmente belíssimo, onde pudemos contemplar formações rochosas gigantes, andar sobre um lago congelado e observar um lago repleto de flamingos.  
Salar de Tara
Visitamos o Deserto do Atacama em Agosto de 2014, onde passamos seis dias (5 diárias), e realizamos o total de 6 passeios. Registramos em nossa publicação Deserto do Atacama-Chile:dicas úteis e roteiro uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, o que levar, e dicas de roteiro. Neste post vamos reunir informações e impressões sobre o Salar de Tara e Los Monjes de La Pacana.
Salar de Tara - Flamingos
Saímos da Pousada La Casa Don Tomás às 08:20h e seguimos em direção à nossa primeira parada: café da manhã preparado pelos guias - chá, café, geléia, pão, manteiga, biscoito, banana. O local onde paramos era um espaço ao ar livre na beira da estrada, onde a van ficou estacionada e todos tomaram café da manhã observando a belíssima paisagem composta pelo Vulcão Licancabur.
Vulcão Licancabur
Vulcão Licancabur
Nossa segunda parada foi na Laguna Verde com vista para o Vulcão Pili. Na ocasião, a temperatura estava cerca de -5 graus, mas devido aos fortes ventos, a sensação térmica era de -10 graus. Frio frio frio! Foi emocionante andar sobre o lago congelado! Ficamos no local por cerca de 20 minutos.

O guia explicou que perto de San Pedro de Atacama há cerca de 6 vulcões ativos. No Atacama, existem 50 vulcões; e no Chile, 150.
Laguna Verde com vista para o Vulcão Pili
Laguna Verde congelada
Laguna Verde congelada
Laguna Verde congelada
Laguna Verde congelada
Depois, seguimos para Los Monjes de la Pacana, um conjunto de esculturas naturais formadas pelas cinzas compactadas de vulcões, e a forma delas é fruto da erosão dos ventos, neve e chuvas. Paisagens de tirar o fôlego! Inclusive, era possível observar, ao fundo, a Laguna de Águas Calientes, assim chamada pois há um trecho dela em que as águas são quentes, portanto, acredita-se que abaixo exista magma. 
Los Monjes de La Pacana e Laguna de Águas Calientes
Los Monjes de La Pacana
Los Monjes de La Pacana
Los Monjes de La Pacana
Los Monjes de La Pacana
Os ventos estavam muito fortes e a sensação térmica era abaixo de zero. Inclusive, ao longo deste passeio não havia banheiros disponíveis, e tivemos que "fazer xixi" naquela região, sob fortes ventos, ao ar livre, atrás de grandes rochas. Experiência "diferente", mas faz parte da aventura!
Fortes ventos em Los Monjes de La Pacana
Los Monjes de La Pacana - "nosso banheiro"
Logo em seguida, fomos ao Mirante do Salar de Tara. No caminho, o guia chamou a atenção para o lado esquerdo da estrada, de onde era possível observar a Laguna Blanca, já pertencente à Bolívia.
Mirante do Salar de Tara
Do Mirante do Salar de Tara é possível observar as Catedrais de Tara, formações rochosas gigantes que compõem um cenário extraordinário; o Salar de Tara e vulcões. Os ventos estavam muito fortes, e o frio estava "castigando".
Mirante do Salar de Tara
Mirante do Salar de Tara
Mirante do Salar de Tara
Mirante do Salar de Tara
Após uns 15 minutos de contemplação no mirante, o guia nos deixou próximos às colossais Catedrais de Tara, onde pudemos caminhar e explorar mais a região por uns 20 minutos.
Catedrais de Tara
Catedrais de Tara
Catedrais de Tara
Catedrais de Tara
Vista do Salar de Tara
Depois, a van nos pegou e seguimos para o Salar Tara, onde tivemos tempo para caminhar próximo à laguna e contemplar uma linda paisagem composta por flamingos e outras aves. 
Catedrais e Salar de Tara
Salar de Tara
Salar de Tara

Salar de Tara
Salar de Tara
Salar de Tara
Enquanto explorávamos um pouco a região, os guias preparavam nosso almoço onde a van havia estacionado. O almoço foi simples (wrap, frango, tomate, pepino e suco de kiwi), mas tudo bem organizado.  
Salar de Tara
Estacionamento onde almoçamos
Após o almoço, retornamos para San Pedro de Atacama e chegamos por volta das 17h. À noite jantamos na Rua Caracoles, no Restaurante Adobe (confira aqui), e fomos dormir cedo, pois nosso passeio no dia seguinte seria aos Gêiseres del Tatio.
Vicunhas no caminho de volta
Vicunhas no caminho de volta
O passeio ao Salar de Tara durou o dia inteiro (08:20-17h), foi realizado com a empresa Cumbre 6000, e o valor, por pessoa, custou 45.000 pesos chilenos, com café da manhã e almoço inclusos.

Como fomos no inverno, o clima estava bastante frio e com muito vento. Em muitos momentos, a temperatura estava abaixo de zero. Então, importante usar calças térmicas, segunda pele, casaco corta vento, botas de trekking, luvas, gorro, cachecol, e levar na mochila garrafa de água, um pequeno lanche, protetor solar, protetor e hidratante labial e spray de soro fisiológico para o nariz.

Continue acompanhando nossos passeios pelo Deserto do Atacama. ;)

Posts relacionados:
Deserto do Atacama-Chile: dicas úteis e roteiro
Deserto do Atacama-Chile: Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas
Deserto do Atacama-Chile: Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Deserto do Atacama-Chile: Gêiseres El Tatio e Machuca
Deserto do Atacama-Chile: Lagunas Cejar e Tebinquinche
Deserto do Atacama-Chile: Vulcão Lascar


                  

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário