terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Deserto do Atacama-Chile: Lagunas Cejar e Tebinquinche

Nosso quinto passeio no Deserto do Atacama foi à Laguna Cejar, conhecida como o "mar morto da América do Sul", devido à sua alta salinidade; e à Laguna Tebinquinche, onde apreciamos um belíssimo pôr do sol (cerca de 2.400 metros)
Laguna Tebinquinche
Visitamos o Deserto do Atacama em Agosto de 2014, onde passamos seis dias (5 diárias), e realizamos o total de 6 passeios. Registramos em nossa publicação Deserto do Atacama-Chile: dicas úteis e roteiro uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, o que levar, e dicas de roteiro. Neste post vamos reunir informações e impressões sobre as Lagunas Cejar e Tebinquinche.
Laguna Tebinquinche
O passeio às Lagunas Cejar e Tebinquinche foi realizado à tarde, após o almoço, e nosso grupo era formado por 9 pessoas. Seguimos numa van que nos pegou na frente da empresa Cumbre 6000, e nossa primeira parada foi na Laguna Cejar (entrada: 2000 pesos chilenos).
Caminho para a Laguna Cejar
Caminho para a Laguna Cejar
Laguna Cejar
A temperatura estava numa média de 15 graus (era inverno quando fomos!), mas como havia muito sol, e considerando também que o passeio foi realizado à tarde e na mesma altitude de San Pedro de Atacama, o tempo estava quente e era possível ficar com roupas leves e de banho.


Laguna Cejar
A Laguna Cejar é conhecida por sua alta salinidade, por isso ninguém consegue afundar. Inclusive, depois de sair da lagoa, preste atenção em como sua pele estará branca de tanto sal! A laguna é linda, e costuma estar lotada, pois é um passeio bastante procurado. 
Laguna Cejar
Laguna Cejar
Nossa segunda parada foi no Ojo del Salar, uma lagoa de água doce onde é possível mergulhar (a água é geladíssima!!!) para tirar o excesso de sal. 
Ojo del Salar
Após o Ojo del Salar, o guia nos levou até a Laguna Tebinquinche (entrada: 2000 pesos chilenos), onde pudemos contemplar um cenário belíssimo e assistir ao pôr do sol. 
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche

No fim da tarde, ainda nos foi servido pelo guia um lanche (bolachinhas, salgadinhos, suco, água, pisco sur).

Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Laguna Tebinquinche
Lanche na Laguna Tebinquinche

Após o passeio, o guia nos deixou na Rua Caracoles, onde passeamos um pouco por algumas lojinhas e jantamos cedo no hotel, pois nosso passeio no dia seguinte seria a subida ao Vulcão Lascar às 5h da manhã! 

Nosso passeio foi realizado pela empresa Cumbre 6000, e o valor, por pessoa, custou 18.000 pesos chilenos. Tivemos ainda que pagar duas taxas extras no valor de 2000 pesos chilenos cada uma, por pessoa, para entrar nas Lagunas.


O passeio às Lagunas começa às 15h (no inverno) e vai até o pôr do sol, ou seja, meio período, logo, antes dele ainda é possível fazer outro passeio. No nosso caso, fomos aos Gêiseres El Tatio e Machuca pela manhã (confira aqui)

Embora inverno, o clima à tarde costuma ser mais quente, se você estiver em altitudes semelhantes à de San Pedro de Atacama (2.400 metros). Portanto, para este passeio, é indispensável ir com roupas mais leves, roupas de banho, chinelos, óculos de sol, boné/chapéu, protetor solar e água. Não esquecer de levar tolhas e um casaquinho pois esfria um pouco após o pôr do sol.

Continue acompanhando nossos passeios pelo Deserto do Atacama. ;)

Posts relacionados:
                  

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário