segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Deserto do Atacama-Chile: dicas úteis e roteiro

O Deserto do Atacama, ao norte do Chile, é o mais árido do mundo, mas abriga impressionantes paisagens, compondo um cenário belíssimo de lagos de forte coloração azul, montanhas, vulcões, gêiseres, vales, dunas, neve, lagos congelados, termas, salinas, cânions, a paja brava (capim dourado), animais como flamingos, gaivotas andinas, lhamas, vicunhas, raposas e vizcachas. Ah, e não poderíamos deixar de falar que se trata de um dos melhores lugares do mundo para observar o céu!
Laguna Miscanti
Se o Deserto do Atacama não estava na sua lista de viagens, coloque agora como prioridade! É um lugar simplesmente imperdível. Uma viagem que certamente marcará por belíssimas contemplações de paisagens e aventuras. Uma experiência nova a cada dia!

Quando decidimos ir ao Deserto do Atacama, sabíamos que seria uma ótima viagem. Já havíamos visto muitas fotografias de cenários realmente incríveis. Mas presenciar tudo aquilo diante de nós foi mais do que emocionante. Cenários dignos de obras de arte. Tão perfeitos que pareciam ter sido milimetricamente pincelados por um artista. Não é à toa que vimos vários pintores carregando suas telas pelo meio do deserto para tentar registrar o que a natureza tem de mais belo. 

Passeio Valle de la Luna e Mirador Piedra del Coyote
Por se tratar de uma área desértica, há poucas cidades e vilas, com destaque para San Pedro de Atacama (a 2.400 metros de altitude), onde ficam as principais hospedagens, agências de turismo, bares e restaurantes. 

Como chegar

A porta de entrada para o Deserto do Atacama é o aeroporto da cidade de Calama. Compramos nossas passagens na companhia aérea LAN Chile, e o trecho Santiago-Calama durou em média duas horas de viagem.
Aeroporto de Calama
O aeroporto de Calama é pequeno, mas muito organizado e bonito. Há um café e empresas de transfer e táxi. 
Aeroporto de Calama
Aeroporto de Calama
Já havíamos contratado o transfer para o hotel em San Pedro de Atacama, antecipadamente, através da empresa Licancabour (40.000 pesos o valor do casal, ida e volta). Mas, na área de desembarque, há stands de empresas de transfer (Licancabour e Transvip) que podem ser contratados na hora. 


O trajeto até San Pedro de Atacama é tranquilo pois as estradas são muito boas, e dura em média uma hora de viagem, onde já é possível contemplar belas paisagens. O transfer deixa o turista na porta da pousada. 
Estrada Calama - San Pedro de Atacama
Estrada Calama - San Pedro de Atacama
Hospedagem

Há opções desde albergues a pousadas simples, medianas e sofisticadas. Fizemos muitas pesquisas e achamos os preços bem elevados. Uma das nossas maiores preocupações era se a hospedagem ficava perto da rua principal, a Caracoles, o que é importante, já que é nela onde se concentra a maior parte das agências de turismo e restaurantes. Além disso, quanto mais perto melhor, já que, devido à altitude, pequenas caminhadas já cansam bastante. 

Ficamos hospedados na pousada La Casa de Don Tomás (em média 150 dólares a diária do casal), que fica na calle Tocopilla (a rua possui postes de iluminação), cerca de 5-10 minutos de caminhada da rua principal, a Caracoles. Só elogios para essa pousada! 
La Casa de Don Tomás
La Casa de Don Tomás
La Casa de Don Tomás
O local é excelente, recepção agradável, funcionários simpáticos e muito prestativos, cardápio para jantar (comida excelente!), quartos espaçosos (escrivaninha, armário com gavetas, guarda-roupas, cama com 5 cobertores - faz muito frio à noite!, banheiro organizado e limpo, calefação, 2 garrafas de água mineral inclusas e reabastecidas todos os dias, serviço chá/café 24h, paninho para lustrar os sapatos - a cidade tem muita poeira!), serviço de lavanderia incluso - muito útil!, e estacionamento. 

Ah, e se o passeio do dia era muito cedo, ou seja, antes do horário do café da manhã, a pousada preparava um lanche (iogurte, sanduíche e suco) para viagem.
La Casa de Don Tomás
La Casa de Don Tomás
Caracoles e Praça Principal

A cidade é bem pequena, com poucas ruas pavimentadas, e é possível se locomover tranquilamente a pé. A Caracoles é a rua principal de San Pedro de Atacama, onde se concentram construções de adobe (barro). É aqui onde está a maioria das agências de turismo, bares e restaurantes. Nela você também vai encontrar lojinhas de souvenirs, minimercados, farmácia, aluguel de bicicletas e casas de câmbio. 


Caracoles
Caracoles
Lojas na Caracoles
Aluguel de bicicletas na Caracoles
A praça principal é muito charmosa, e nela fica a Igreja de San Pedro (estava em reforma quando fomos), o Museu de Arqueologia, lojinhas de souvenirs e cafés. 

Infelizmente, é muito comum ver pelas ruas cães abandonados. 

Agências de turismo

A cidade é bem servida de agências de turismo. Fechamos nossos passeios na empresa Cumbre 6000 (fica na Rua Caracoles) e fomos muito bem atendidos e orientados por Rosana. Sem reclamações. Todos os passeios saíram dentro do horário previsto e os guias eram sempre muito atenciosos.  
Cumbre 6000
Uma dica importante, e que Rosana foi muito atenciosa neste sentido, é organizar os pontos a visitar de uma maneira que você vá aclimatando, isto porque cada passeio é realizado em diferentes altitudes, e é importante o corpo ir se acostumando aos poucos às altitudes mais elevadas.

Clima

Seco, seco, seco. Sempre!

Viajamos em Agosto, época de inverno. Então, era bastante frio de manhã cedo e à noite. No período da tarde, o sol aplacava o frio e o clima ficava mais ameno, quando já era possível andar de short e camiseta. Nos outros horários, muitos casacos! Em um mesmo dia enfrentávamos variações de temperatura de -7 a 16 graus, dependendo da altitude que estivéssemos. 

O que levar

Considerando que o clima é seco, indispensável ter sempre na mochila: hidratante para os lábios (indicamos o Ceralip da La Roche Posay, nos salvou sempre!), protetor labial, spray de soro fisiológico para o nariz (resseca muito!), protetor solar (mesmo que esteja frio, o sol estará lá brilhando mais do que em todo lugar e queimando muito!), hidratante corporal, colírio e garrafinha de água.

Para todos as atividades usamos botas de trekking, exceto para o passeio à Laguna Cejar, que é à tarde, não exige caminhadas, e você pode entrar na lagoa. Então, é tranquilo ir de sandálias. 

Para os passeios que são em altitudes elevadas, o frio é maior (muitas vezes as temperaturas são negativas, em média, -15 a -7  graus), então, indispensável levar casacos, inclusive corta-vento (há passeios em que o vento castiga!), gorro, segunda pele, meias de lã e cachecol.

Para os passeios de meio período e que sejam à tarde, quando o calor é maior, como é o caso do Valle de la Luna e da Laguna Cejar, é indicado usar roupas leves.

O fato é que você deve sempre andar prevenido e levar dentro da mochila um casaco e acessórios de frio, não importa o passeio que vá fazer. 

Água

Beba água sempre! Coloque em sua mochila uma garrafa de água antes de todos os passeios e lembre-se sempre de estar hidratado, afinal, nunca é demais repetir que você está no deserto mais árido do mundo!

Chá de Coca

Devido aos efeitos da altitude, todos tomam o famoso chá de coca. Geralmente as pousadas disponibilizam para os hóspedes, mas também é fácil encontrar nos mercados. Outra opção são as balas de coca, fáceis de carregar na bolsa durante os passeios. 
Chá de Coca
Restaurantes

A cidade de San Pedro de Atacama é bem servida de bares e restaurantes, e a culinária é excelente. Fomos a alguns:

- Restaurante Bendito Desierto: Atendimento e almoço (frutos do mar, batatas, sucos de pinha e framboesa) muito bons. Decoração charmosa. Média de preço (R$ 100,00).
Restaurante Bendito Desierto
Restaurante Bendito Desierto
Restaurante Bendito Desierto
- Restaurante Casa de Piedra: Local agradável, almoço excelente (pasta com salmão e creme, suco de maçã), bom atendimento. Média de preço (14.000 pesos).
Restaurante Casa de Piedra
Restaurante Casa de Piedra
Restaurante Casa de Piedra
- Café Adobe Restaurante: Local agradável, música ao vivo muito boa, lareira no meio do restaurante para aquecer, bom atendimento, jantar excelente.
Café Adobe Restaurante
Café Adobe Restaurante
Café Adobe Restaurante
- Delicias del Carmen: Decoração charmosa, local agradável, bom atendimento. Fizemos apenas um lanche (empanada com recheio de pino - carne, azeitona e ovo cozido).

Roteiro de 6 dias:

1º dia: chegada (12:30h), transfer de Calama (aeroporto) para San Pedro de Atacama, check in na pousada La Casa de Don Tomás, passeio na Caracoles, ida à Agência de Turismo Cumbre 6000 para fechar os passeios dos próximos dias.

2º diaManhã (06:30h-13:30h) - Salar de Atacama, Socaire, Lagunas Altiplânicas e Toconao (4.200 metros)
Lagunas Altiplânicas
            Tarde (15h-18:30h) - Valle de la Luna, Valle de la Muerte e Mirador Piedra del Coyote (2.450 metros)
Mirador Piedra del Coyote
3º dia: Dia inteiro (08:20h-17h) - Salar de Tara e Monjes de la Pacana (4.250 - 4.800 metros)
Salar de Tara
4º dia: Manhã (04:30h-13h) Geysers del Tatio e Pueblo Machuca (4.250 metros)
Geysers del Tatio
              Tarde (15h-18:30h) Laguna Cejar e Tebinquinche (2.450 metros)
Laguna Tebinquinche
5º dia: Dia inteiro (05h-16h) Vulcão Lascar (4.800-5.500 metros) 
Vulcão Lascar
6º dia: 07h - saída para Calama (aeroporto)



                

          

6 comentários:

  1. É impressionante como em todo o caminho até chegar em San Pedro você só vê: terra, terra, terra, nada, nada, nada, e PUM! Surge uma cidade! rs

    ResponderExcluir
  2. Espetacular seu Blog querida, tudo muito organizado, explicado e detalhado, dá para sentir em cada dica, em cada palavra digitada por você, seu imenso carinho e amor. Para quem já lhe conhece isso não é surpresa nenhuma, você está apenas transmitindo através deste Blog toda sua educação, carisma e uma enorme atenção que você sempre tem com todos os que lhe cerca, parabéns Beth.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular seu Blog querida, tudo muito organizado, explicado e detalhado, dá para sentir em cada dica, em cada palavra digitada por você, seu imenso carinho e amor. Para quem já lhe conhece isso não é surpresa nenhuma, você está apenas transmitindo através deste Blog toda sua educação, carisma e uma enorme atenção que você sempre tem com todos os que lhe cerca, parabéns Beth.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada!!!! Fiquei muito feliz com seu comentário.É muito bom saber que podemos ajudar os outros, mesmo que seja com uma dica simples de viagem!!! Obrigada pelo carinho! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Queria diz er que o blog é muito bom! Adorei os relatos e fiquei mais tranquila ao perceber que meu roteiro está super parecido com o de voces! Obrigada, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cbnigris! Ficamos muito felizes em poder ajudar! Desejamos uma ótima viagem! :)

      Excluir