terça-feira, 22 de julho de 2014

Keukenhof: Parque de Tulipas-Holanda

Visitar a Holanda na primavera e não ir ao Keukenhof, em Lisse, é perder um espetáculo de beleza do maior parque de flores do mundo. São jardins repletos de tulipas, de variadas cores, que formam cenários belíssimos. Uma visita inesquecível!


Keukenhof
O parque abre anualmente, nos meses de primavera, entre março e maio, mas as datas de abertura e encerramento variam a cada ano. É preciso checar o site oficial (veja aqui) para ver o período de funcionamento.


Keukenhof
Keukenhof
Visitamos Keukenhof em 18 de maio de 2014, no dia do encerramento. Não é recomendado ir ao parque nos primeiros nem nos últimos dias de funcionamento, pois neste período não há muitas flores (ou estão desabrochando, ou estão murchando, ou já foram podadas).

Portanto, infelizmente, não pudemos contemplar o parque de tulipas no seu auge, já que era o último dia de funcionamento; nem os campos de tulipas nos arredores, que estavam secos, pois era o final da primavera. Mesmo assim, foi uma boa oportunidade para conhecer e vislumbrar um pouco da beleza do Keukenhof.


Keukenhof
Fizemos um bate-volta desde Amsterdã, onde estávamos hospedados (aguarde próximo post). Saímos pela manhã e pegamos o ônibus 197 na Leidseplein (também passa na Museumplein) até o aeroporto Schiphol, de onde parte a cada 15 minutos o ônibus 858 para Keukenhof. O percurso dura cerca de 1h de viagem, em uma estrada muito boa. Chegamos por volta das 11h da manhã.

Adquirimos o ingresso do parque já com o transporte incluso (28 euros) através do site do Keukenhof (veja aqui), portanto, precisamos apenas imprimi-lo e apresentá-lo nos ônibus 197 e 858 para ter acesso. Os ingressos podem ser adquiridos também na bilheteria do parque, entretanto, a vantagem de comprar antecipadamente no site é evitar filas. Uma vez adquirido o ingresso, ele pode ser usado para qualquer dia de funcionamento (abre todos os dias da semana, 8-19:30h).


Keukenhof
O parque é imenso, cercado por jardins de tulipas, lagos, muitos bancos para apreciar a paisagem, moinhos típicos holandeses, tamancos holandeses gigantes, barraquinhas de guloseimas, sorveteria, restaurante/café, além de exposições de outras flores como rosas e bromélias, por exemplo. Nossa visita durou em média 4h, já incluso neste tempo uma parada para almoço no restaurante do próprio parque.


Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Keukenhof
Todo ano o Keukenhof é decorado com um tema. Em 2014, o tema foi a própria Holanda, portanto, era possível ver pessoas com roupas típicas. Inclusive, durante nossa visita, fomos contemplados com a banda do parque que circulava o local tocando músicas animadas e atraindo a atenção de todos.


Moinho e tamancos holandeses no Keukenhof
Tamancos holandeses no Keukenhof
Banda no Keukenhof
Nosso plano incluía, além de visitar o parque, alugar bicicletas e pedalar entre os belíssimos campos de tulipas mas, infelizmente, os campos já estavam todos secos.


Keukenhof
Se você tiver a sorte de ir a Keukenhof no auge da primavera, e o tempo estiver bom, não deixe de alugar bicicletas e fazer um passeio emocionante pelos belíssimos campos de tulipas. Como não tivemos essa oportunidade, ficamos com gostinho de “quero mais”, e pretendemos sim voltar! 

        

          

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, Beth!! Estou planejando a minha Eurotrip e vou incluir o Keukenhof no roteiro! Beijos, Marina Moura .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, que feliz! Você vai amar! Bom passeio e, qualquer dúvida, é só perguntar. Beijão

      Excluir