sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Praia do Forte-BA

A Praia do Forte é uma simples, mas sofisticada Vila de Pescadores, onde é possível curtir uma bela praia com piscinas naturais, contemplar um belíssimo pôr do sol, ver o encontro do rio com o mar, fazer esportes náuticos e ecoturismo. Além disso, é um lugar conhecido pela preservação das tartarugas, e destino certo das baleias jubartes na época de reprodução.

Projeto Tamar
Fomos à Bahia em Outubro de 2013 onde ficamos 4 dias. Reservamos os 3 primeiros dias para a Praia do Forte, e no último fizemos um city tour em Salvador (confira aqui). Escolhemos a Praia do Forte principalmente porque tínhamos curiosidade em conhecer o Projeto Tamar. Além disso, à medida que fomos pesquisando sobre o lugar, ficamos cada vez mais empolgados.

Chegamos a Salvador numa sexta-feira, e o transfer que havíamos contratado anteriormente através da empresa Praia do Forte Turismo nos levou até a Praia do Forte, que fica no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia (56 Km de Salvador - 1h de viagem- há pedágio). Infelizmente atrasaram muito para nos buscar, em virtude das obras no entorno do aeroporto. A van era nova e o motorista também era turismólogo.

Ficamos hospedados na Pousada João Sol, que fica perto da rua principal, onde se concentram mercadinhos, farmácias, lojas e os restaurantes. A pousada é aconchegante, os quartos confortáveis, e o café da manhã muito bom. Há muitas outras opções de hospedagem (pousadas/hotéis), com destaque para os Resorts IberoStar Bahia e o Tivoli Eco Resort.

Pousada João Sol
Fizemos um rápido passeio na rua principal e pudemos observar como a vila é charmosa, simples, porém sofisticada, limpa, bem organizada, e cheia de lojinhas e restaurantes super bem decorados.

Tudo na Praia do Forte é perto, mas se bater a “canseira” de caminhar, pode-se contratar as bici-táxis (R$ 20,00, 15-20min de passeio), ou até mesmo alugar bicicletas (R$ 10,00 reais – 1h).

Bici-táxi
Forte Bike - Aluguel de Bicicletas
Jantamos no Restaurante Kampai (R$ 60,00 o rodízio), que possui bom atendimento, boa comida, e funcionários simpáticos.

No início da manhã do dia seguinte, fomos andando pela rua principal até a Capela São Francisco de Assis, que fica numa pracinha logo em frente à Praia do Porto, onde estão vários barquinhos de pescadores.

Seguindo mais à frente, chegamos ao tão esperado Projeto Tamar (aberto diariamente das 9 às 17:30h). Já na entrada é possível obter informação sobre as atividades do projeto e horários.

Capela São Francisco de Assis
Projeto Tamar
Optamos por fazer a visita guiada e circulamos todo o Projeto aprendendo sobre as diversas espécies de tartarugas, alimentação, reprodução, desova e, principalmente, sobre a preservação. E não vimos apenas tartarugas. Foi possível também o contato com ouriços, lesmas do mar, e arraias. Além disso, assistimos à alimentação das tartarugas. Um passeio realmente valioso! Dependendo da época, é possível assistir à abertura de ninhos. No local há uma loja que vende roupas e souvenirs, cada coisinha mais linda do que a outra.

Filhotes de tartarugas - Projeto Tamar
Tartarugas - Projeto Tamar
Tartaruga - Projeto Tamar
Tubarão - Projeto Tamar
Lesmas do mar - Projeto Tamar
Tanque das arraias - Projeto Tamar
Arraia - Projeto Tamar
Alimentação das Tartarugas - Projeto Tamar
Depois do Projeto Tamar, seguimos para a Praia do Porto, onde havia pessoas praticando SUP - stand up paddle (1h de aula, R$ 80,00). Optamos apenas por desfrutar um pouco da praia e seguimos para almoçar no Souza Bar, que fica no início da rua principal. O atendimento foi um pouco demorado, mas a comida estava realmente muito boa. Comemos bolinho de peixe, pastel de siri e uma deliciosa moqueca de camarão e peixe.

Praia do Porto
À tarde fomos conhecer as famosas piscinas naturais da Praia do Papa-Gente. No caminho, passamos pela Praia do Aquário, onde o Mário Paparazzi faz o mergulho com snorkel e fotografa (R$ 60,00 - inclui aluguel de crocs, snorkel e o CD com as fotos), e logo em seguida pela Praia do Lord, que estava bem lotada. Em seguida, já é a Praia do Papa-Gente. A caminhada dura uma média de 10-15 minutos e a areia é fofa, mas a praia compensa.

Quando chegamos, o tempo estava nublado, mas depois o arco-íris apareceu e o céu ficou mais limpo. Geralmente a Praia do Papa-Gente está lotada, mas tiramos sorte grande: estava vazia! Ficamos só nós dois curtindo as piscinas naturais. A água do mar estava boa, e as piscinas naturais são lindas, com corais e muitos peixinhos. Não esqueça de olhar se a maré está baixa, melhor momento para curtir as piscinas naturais, e não deixe de levar snorkel e uma sandália de borracha ou crocs pois o acesso às piscinas é andando sobre os corais! Alugamos os nossos perto da saída do Projeto Tamar – R$ 10,00).

Praia do Papa-Gente
Piscinas naturais - Praia do Papa-Gente

Após o passeio na praia, voltamos ao Projeto Tamar para assistir à alimentação dos tubarões (não esqueça de olhar com antecedência os horários das atividades do projeto!). Não deixe de assistir, é incrível! Dentro do Tamar há também um Souza Bar, onde aproveitamos para tomar água de coco.

Alimentação dos tubarões - Projeto Tamar
Bar Souza - Projeto Tamar
Para encerrar a tarde, não podíamos ter escolhido melhor: assistimos ao pôr do sol na ponte sobre a Lagoa Timeantube, que fica no Parque Municipal Praia do Forte - Klaus Peters - Ilha dos Pássaros (pertinho da vila). Lindo lindo lindo!

Pôr do sol na Lagoa Timeantube
Jantamos no Restaurante Bananas. Tudo de bom. Crepes e saladas fartos e muito gostosos. Excelente preço e atendimento. Optamos por comer a sobremesa na Casa da Farinha, que fica bem no meio da rua principal. Escolhemos a tapioca de doce de leite para fechar a noite (R$ 5,00). Delícia!

Casa da Farinha - Praia do Forte
No dia seguinte, domingo, decidimos pedalar para conhecer um belo ponto turístico da Praia do Forte: o Castelo do Forte Garcia D’Ávila. Alugamos as bicicletas no início da rua principal (no Forte Bike, R$ 10,00 – 1h).

Foram 5 Km até o Castelo, numa ciclo-faixa que no início margeia o lago, e depois a BR. Chegando no girador, seguimos à esquerda pela subida que leva ao Castelo. E que subida! Se optar fazer este percurso de bicicleta ou andando, leve muita água, passe protetor solar, use boné e blusa com proteção UVA. Mas se não quiser cansar, há outras opções como quadriciclo ou táxi.

O Castelo do Forte D’Ávila foi construído no alto de uma colina, de onde se tem uma vista incrível do mar. No complexo há fotos da época em que houve a restauração, uma imensa Gameleira, as ruínas de pedra da Casa da Torre, mais conhecida como Castelo de Garcia D’Ávila (único com estilo medieval da América Latina, tombado pelo IPHAN) e a Capela  de Nossa Senhora da Conceição, em formato hexagonal.

Castelo de Garcia D'Ávila e Capela
Vista do Castelo
Interior da Capela
Gameleira
Após o passeio, devolvemos as bicicletas e almoçamos no Restaurante Terreiro Bahia (cardápio mais sofisticado, charmosa decoração, bom atendimento, caro). Para fugir um pouco da moqueca, decidimos comer, de entrada, um delicioso bolinho de feijoada. Depois, almoçamos tranche de peixe dourado ao molho de acerola e purê de batata doce e tranche de peixe dourado em crocante de limão, pimenta suave com legumes assados e mel de cajá. Como sobremesa, um delicioso doce de leite com queijo coalho.

Descansamos um pouco depois do almoço e caminhamos cerca de 1,5Km pela areia da praia no sentido do Tivoli Eco Resort. Bem na frente do resort é possível alugar pranchas de SUP (R$ 35,00 – 30min/ R$ 60,00 – 1h), e contratar passeios de caiaque, barco a vela, windsurf e banana boat.

Caminho para a Praia do Tivoli Eco Resort
Praia do Tivoli Eco Resort
Aluguel de pranchas e passeios em frente ao resort
Stand Up Paddle
Já no fim da tarde, andamos até um pouco depois do resort, onde fica o encontro do rio com o mar e assistimos a um belíssimo pôr do sol.

Encontro do rio com o mar

Pôr do sol e o encontro do rio com o mar
Jantamos na Pizzaria 7, na própria rua principal. Pizza gostosa e cara, bom ambiente. E assim terminamos nosso passeio à Praia do Forte.

Ainda há muito para explorar na região, como por exemplo, a Reserva Ecológica Sapiranga, onde há trilhas e corredeiras e o Projeto Baleia Jubarte. Infelizmente não era a época de reprodução das baleias (julho até meados de outubro), pois neste período saem passeios de catamarã para contemplá-las. Passeio super indicado e que esperamos um dia fazer! Ainda, é possível fazer voo de parasail, passeios de quadriciclos, buggy, banana boat, entre outros. Da Praia do Forte também saem passeios para a Praia Imbassaí, lugar onde o rio e o mar se encontram, e para Mangue Seco.

Descobrimos duas empresas de turismo na região: Praia do Forte Turismo e PortoMar, mas infelizmente não conseguimos fechar o voo de parasail que queríamos fazer, pois alegaram que deixássemos para contratar quando já estivéssemos na praia, e, na ocasião, não estavam realizando o passeio.

Nosso transfer de volta para Salvador foi realizado também pela Praia do Forte Turismo mas, infelizmente, não foi um bom retorno. Enfrentamos um engarrafamento de horas e horas devido a obras que estavam sendo realizadas e, ao contrário do transporte da vinda, a van que retornamos era velha e o ar condicionado não estava funcionando bem.

Pois bem. Simplesmente adoramos a Praia do Forte.  Não deixe de visitar! ;)