quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Praia da Pipa-RN

A Praia de Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, reúne belezas incríveis, onde é possível desfrutar belas paisagens formadas por falésias e lindas praias, praticar surf, SUP, caiaque e sandboard, visitar um Recanto Ecológico, observar a natureza de mirantes naturais, passear de barco, ver golfinhos, apreciar um lindo pôr do sol e curtir ótimos restaurantes e barzinhos.

Praia do Amor - Pipa - RN
Como chegar

A Praia de Pipa fica localizada a aproximadamente 85Km de Natal e 254Km de Recife (BR 101 e RN 003). Saindo de Recife, a duração média da viagem de carro é de 3h. 

Hospedagem

Visitamos a Praia de Pipa em duas ocasiões: Abril de 2013 e Agosto de 2014. Na primeira vez, ficamos hospedados um final de semana no Hotel da Pipa, que tem acesso exclusivo à Praia do Amor. 

O Hotel possui boas instalações, estacionamento, e o café da manhã com vista para o mar realmente é um privilégio. A localização não podia ser melhor: na Praia do Amor e com uma vista perfeita para as falésias e para o Chapadão. 
Hotel da Pipa - Pipa - RN
Na segunda vez, ficamos hospedados com um grupo de amigos na Pousada Cavalo Marinho, que fica no Centro. A localização é muito boa, especialmente para quem não está de carro, pois é possível ir a pé para a rua principal e Praia do Centro. O café da manhã é simples, mas bem servido, os quartos são bons, possui estacionamento e a área comum dispõe de piscina. 
Pousada Cavalo Marinho
Pousada Cavalo Marinho
A região é muito bem servida de hotéis e pousadas, e, pra quem estiver sem carro, interessante ficar na rua principal, Av. Baía dos Golfinhos, ou ruas adjacentes.

Agências de Turismo e Guias Locais

Os hotéis e pousadas indicam agências de turismo e guias locais, bem como fornecem informações sobre os principais passeios e muitas vezes fazem até agendamento. Além disso, na rua principal, a Avenida Baía dos Golfinhos, é possível encontrar facilmente agências e guias oferecendo pacotes para as principais atrações, que incluem a escuna para ver os golfinhos, passeios de buggy, voo de parapente, entre outros.

Fizemos todos os passeios por conta própria, já que fomos de carro, exceto a escuna para ver os golfinhos, que contratamos junto a um funcionário do receptivo que fica no Restaurante Caxangá, que estava oferecendo o passeio próximo à Praça Principal, na Avenida Baía dos Golfinhos.
Praça Principal
No site do Mapa Guia de Pipa há informações sobre hospedagem, restaurantes e passeios. Também é fácil encontrar nos hotéis e pousadas a revista impressa do Mapa Guia de Pipa. Além disso, na Avenida Baía dos Golfinhos, há o Pipa Aventura, uma agência de turismo que oferece arvorismo, tirolesa, passeios de quadriciclo e buggy, voo de parapente, escuna para ver golfinhos, entre outros. Não chegamos a utilizar os serviços desta agência.

Também na Avenida Baía dos Golfinhos, na Galeria Laricão, em frente à Pousada Oásis (fone: 84 9963-3155 - 84 9164-7949; email: pipabuggytrip@hotmail.com) é possível encontrar o quiosque do Laricão. O Gabriel , que nos atendeu no local, informou que, além dos passeios na própria região, pode-se conhecer o litoral norte e sul do Rio Grande do Norte de 4x4 e buggy. Também não chegamos a utilizar os serviços desta agência.

Como circular em Pipa

No centro da Praia de Pipa tudo é muito perto. Então, a regra é se deslocar a pé. Caso sua hospedagem seja um pouco mais distante, você pode ir de carro, mas use como última opção, pois as ruas onde ficam os bares/restaurantes são estreitas e encontrar vaga não é nada fácil.

Caso queira ir a uma praia mais distante, como Cacimbinhas e Tibau do Sul, para quem não está de carro, uma das opções é contratar passeios com agências e guias locais.

Roteiro em Abril de 2013: Praia do Amor, Chapadão, Praia do Centro, Baía dos Golfinhos, Santuário Ecológico de Pipa e Voo de Parapente

Chegamos na sexta à noite, fizemos check in no Hotel da Pipa e jantamos no Sabores da Pipa.

No sábado pela manhã, curtimos a Praia do Amor, que realmente é um destaque no local, e preferida dos surfistas. Mas há trechos com mar calmo, onde se formam pequenas piscinas. De lá, a vista para o Chapadão garante ótimas fotos. 

Praia do Amor - Pipa - RN
Praia do Amor - vista do Chapadão - Pipa - RN
No início da tarde fomos até o Chapadão, cuja vista é lindíssima. Inclusive, dá pra "matar" o calor com água de coco que é vendida lá em cima por ambulantes.     
Chapadão - Pipa - RN
Chapadão - Pipa - RN
Vista do Chapadão - Pipa - RN


Já no meio da tarde, almoçamos uma moqueca no Restaurante Lua Cheia, na Praia do Centro.
Praia do Centro - Pipa - RN
No fim da tarde, seguindo a dica de uma amiga, fomos ver o pôr do sol no Hotel Marinas, em Tibau do Sul. Há uma Creperia no local, onde as pessoas costumam chegar cedo (fica a dica, o lugar lota!) para pegar um bom lugar e ver o belíssimo pôr-do-sol. Chegamos quando o sol já se despedia, mas valeu à pena. À noite, voltamos para o centro de Pipa e jantamos no Aruman Crepes e Drinks, na Avenida Baía dos Golfinhos.
Pôr do sol no Hotel Marinas - Tibau do Sol
No domingo, fomos a pé até a Baía dos Golfinhos, cujo acesso é feito pela Praia do Centro. A caminhada é tranquila, mas vale caprichar no protetor solar, porque o sol castiga! Infelizmente desta vez não conseguimos ver os tão famosos golfinhos. Esticamos os olhos, nadamos mais para o fundo, mas não teve jeito! (Retornamos em Agosto de 2014 e fizemos o passeio de escuna, quando conseguimos presenciar vários golfinhos saltando no mar). Após a praia, fomos à Sorveteria Real de 14.
Caminho para a Baía dos Golfinhos - Pipa - RN
Baía dos Golfinhos - Pipa - RN
Na volta, almoçamos no Restaurante Lampião e à tarde, fomos ao Santuário Ecológico de Pipa (aberto diariamente das 8h às 17h - último ingresso às 16h), onde há várias trilhas, com distâncias variadas, e mirantes, como o das tartarugas e dos golfinhos. Não conseguimos ver os golfinhos, infelizmente, mas, embora bem distante, conseguimos ver tartarugas! O Santuário, embora seja um lugar muito bonito, estava bem deserto, e não havia pessoas orientando sobre as trilhas. Há um pequeno lago com tartarugas na entrada, e placas informativas. O ingresso custou R$10,00 reais, e o acesso é feito de carro, até porque não fica tão perto do centro de Pipa. 
Mirante no Santuário Ecológico de Pipa
Desde que chegamos em Pipa procuramos orientação na Avenida Baía dos Golfinhos, onde há agências de turismo, como a Pipa Aventura, acerca do voo de parapente, mas informaram que não estavam realizando voos naquela época. Entretanto, quando estávamos em um dos mirantes do Santuário Ecológico, vimos um parapente no ar. Assim, nos apressamos, pois já era quase fim de tarde, e fomos de carro até o Mirante da Praia de Cacimbinha, onde os voos são realizados, e conseguimos garantir a aventura da nossa viagem. O voo de 20 minutos custou R$ 120,00 reais por pessoa. Um tanto salgado, mas valeu a emoção! 

Praia de Cacimbinha - RN
Bem, assim terminou o nosso fim de semana! Pipa realmente agradou. A praia é tranquila, especialmente a Praia do Amor e a Baía dos Golfinhos. 

Roteiro em Agosto de 2014: Passeio de escuna (golfinhos), Praia do Madero, Mirante da Praia do Amor e Chapadão.

Decidimos ir novamente à Praia de Pipa, onde pudemos fazer outros passeios que não tivemos oportunidade e tempo suficiente quando estivemos na vez anterior.

Chegamos com um grupo de amigos na sexta à noite e fizemos o check in na  Pousada Cavalo Marinho, onde ficamos um final de semana. Jantamos no Restaurante Golfinho.

No sábado de manhã, o dia estava nublado e choveu um pouco, mesmo assim contratamos o passeio de escuna para ver os golfinhos. Fechamos o passeio com um receptivo que fica no Restaurante Caxangá, através de um funcionário que estava vendendo próximo à Praça Principal. O passeio saiu da Praia do Centro e foi muito bom! 
Barco que leva os turistas até a escuna
Passeio de escuna
Passeio de escuna
O mar estava agitado, e algumas pessoas ficaram enjoadas, mas foi muito bom conseguir ver os golfinhos que vez ou outra pulavam e faziam piruetas. 
Golfinho 
Almoçamos no próprio Restaurante Caxangá, e à tarde descansamos. Jantamos no Restaurante Lampião e fomos curtir a noite no Tribus Bar onde conhecemos vários estrangeiros e dançamos a noite toda. Local excelente para conhecer novas pessoas e se divertir! Fica lotado!!!
Galeria ao lado do Tribus Bar
No início da madrugada, após sairmos do Tribus Bar, comemos pizza na Pizzaria e Restaurante Calígula, único que estava aberto naquele horário. 

No domingo, fomos à Praia do Madero. O local é excelente para aproveitar a praia e fazer esportes náuticos como SUP e caiaque, mas, às vezes o mar fica um pouco agitado. Nesta praia também é possível ver golfinhos, inclusive durante o passeio de caiaque. 
Acesso à Praia do Madero
Praia do Madero
Praia do Madero
À tarde, almoçamos no Aventureiro Bar e Ristorante, fomos à Sorveteria Preciosae nos despedimos de Pipa apreciando a vista do Mirante da Praia do Amor e do Chapadão. No local, encontramos um vendedor de coco e água mineral que tirou várias fotos divertidas nossa! Ele não cobra nada, mas aceita uma contribuição. Curtimos bastante!
Mirante da Praia do Amor
Mirante da Praia do Amor
Chapadão
Chapadão
Restaurantes:

Quando fomos à Praia de Pipa visitamos alguns restaurantes e sorveterias:

- Restaurante Sabores da Pipa: na Rua dos Bem-te-vis. Local agradável, com um excelente atendimento e opções de carne, peixe, massas e risotos. 

Restaurante Lua Cheia: fica na Praia do Centro. A vista é bonita, e a moqueca muito boa.
Vista do Restaurante Lua Cheia - Praia do Centro - Pipa -RN
Restaurante Aruman Crepes e Drinks: na Avenida Baía dos Golfinhos. É bem decorado, e o atendimento é bom, assim como os crepes.

Creperia do Hotel Marinhas: em Tibau do Sul. O ponto forte é a localização privilegiada para assistir ao pôr do sol.

Sorveteria Real de 14: na Avenida Baía dos Golfinhos, onde há uma boa variedade de sorvetes, e o atendimento é excelente. Provamos, inclusive, a novidade do dia: sorvete de sucrilhos. Aprovado!
Real do 14
Restaurante Lampião: na Avenida Baía dos Golfinhos. Bonita decoração, com vista para o mar, a comida é boa, mas o atendimento um pouco demorado.
Lampião
Lampião
Restaurante Golfinhona Avenida Baía dos Golfinhos. Fomos à noite. Ótimo atendimento, bons petiscos. 

Restaurante Caxangá: na Praia do Centro. Após o passeio de escuna para ver os golfinhos, almoçamos neste restaurante. Com vista para o mar, a decoração é divertida, excelente custo benefício e bom atendimento. Pedimos um mix do mar à moda Caxangá. Dentro há um quiosque da Sorveteria Real do 14.
Restaurante Caxangá
Restaurante Caxangá
Mix do mar à moda Caxangá
Sorveteria Preciosa: na Avenida Baía dos Golfinhos. Perfeita!
Sorveteria Preciosa
Sorveteria Preciosa
Aventureiro Bar e Ristorante: na Praia do Centro. Com vista para o mar, bom atendimento e comida.


Pizzaria e Restaurante Calígula - na Avenida Baía dos Golfinhos. Fica aberto até tarde da noite, serve ótimas pizzas. 

Tribus Bar - na Avenida Baía dos Golfinhos, é um excelente local para happy hour. À noite, muitos turistas de vários países se reúnem para dançar e tomar drinks.
Tribus Bar
É isso. Continue nos acompanhando! ;)

Atualizado em 04.01.2014

         

          

15 comentários:

  1. Viagem muito boa!!! É lugar para voltar muitas vezes!
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Beth,o blog vai ser sucesso!!!Beijoo.
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Ameeeei que você fez o blog, Beth!!! vamos pôr as dicas em prática em outubro!! Pipa nos aguarda :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa! E quando voltar, compartilha a experiência aqui! ;)

      Excluir
  4. Da próxima vez tu me leva, ingrata :( kiding :)


    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog! Dicas excelentes e imagens empolgantes!Indicarei pra cada conhecido que vá visitar um desses lugares!!

    ResponderExcluir
  6. Vcs sempre chegando atrasados no pôr do sol, né? hahahaha
    Pipa é massa!!! Tivemos a sorte de ver os golfinhos. Vamos de novo? De carro é super perto =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha ... verdade! Vamos sim! Pertinho da gente! É só marcar! ;)

      Excluir
  7. Pipa é muito massa e a Praia do Madeiro é a minha preferida!! Fiquei doida com os golfinhos e quem pega o caiaque vê bem de pertinho. Comemos em um restaurante mexicano delicioso chamado Guacamole lá próximo a rua principal.

    ResponderExcluir
  8. Pois é! Próxima vez vou priorizar a Praia do Madeiro e torcer para ver os golfinhos!! =]
    Valeu pela dica do restaurante! ;)

    ResponderExcluir