quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fernando de Noronha-PE

Sabe quando você sonha em ir para um lugar e, de repente, aparece uma passagem de avião dentro da sua gaveta para lá? Pois bem, comigo foi assim. Meu presente surpresa de aniversário, em 2012, foi uma viagem para Fernando de Noronha! Se eu amei? Precisa nem responder, né?

Praia do Sancho

Junho não é o mês mais indicado, devido às chuvas, mas eu sabia que o tempo ia colaborar! Aliás, eu tinha certeza, afinal, era meu aniversário!! A empolgação já começa quando o avião se aproxima da Ilha. A vista é incrível!

Morro Dois Irmãos - Vista do avião
Ficamos 4 dias e 3 noites na Ilha, e fomos muito bem recebidos. Assim que chegamos (sexta-feira), ganhamos uma foto nossa que foi tirada pela equipe do Eco Educar Noronha. Recebemos informações sobre o cuidado com o meio ambiente, e ainda no aeroporto pagamos a Taxa de Preservação Ambiental. Depois, um transfer da Luck Receptivo nos levou até a sede deles, onde tivemos uma palestra sobre a ilha e selecionamos os passeios que queríamos fazer.

Ficamos hospedados na Pousada Agulhão, em Floresta Nova, uma pousada domiciliar, simples, mas com boas instalações, boa localização (perto da Vila dos Remédios), bom café da manhã, e uma dona simpática. Como já era de tarde, decidimos caminhar para fazer um reconhecimento da área. Fomos até a Vila dos Remédios e, na volta, a chuva decidiu se "amostrar"! Mas, como era o fim de semana do meu aniversário, eu sabia que o sol ia aparecer no dia seguinte!

À noite, fomos até o Bar do Cachorro, mas jantamos no Empório São Miguel, que fica em frente à Praça Flamboyant. Adoramos o local. Chegamos na Semana do Ilha Gourmet, e cada restaurante estava com um prato especial. Assim, provamos o maravilhoso risoto acompanhado com carne de sol desfiada e grelhada na manteiga de garrafa, azeite e cebola, e queijo coalho em cubos grelhados na manteiga. Atendimento excelente. Bom preço.

Empório São Miguel

Sábado de manhã começou nossa aventura, e, como eu havia falado, a chuva deu uma trégua! Fomos presenteados com um lindo arco-íris.

Morro do Pico

Fizemos o passeio de barco (cerca de R$ 100,00), que sai da Praia do Porto. Incrível! Em poucos minutos já conseguimos ver os golfinhos, e foi aquela alegria. Foto, foto, foto!

Praia do Porto
Golfinhos

O passeio continua até uma formação rochosa e, à medida que vamos nos aproximando, vai formando o mapa do Brasil. No retorno, há uma parada na Praia do Sancho para mergulho com snorkel, que alugamos antes do início do passeio (em torno de R$ 15,00). Para tudo! Que água é aquela? Que vista é aquela? Vimos muitos peixes e arraias. Só tivemos um probleminha: meu marido perdeu a aliança! Então, fica a dica, evite entrar de aliança no mar, pois muitas pessoas perdem durante os mergulhos. No final do passeio, passamos por uma formação rochosa que faz um barulho parecido com o rugido do leão quando o mar bate.

Morro Dois Irmãos e Morro do Pico
Mapa do Brasil
Rugido do Leão

À tarde, fizemos o mergulho com cilindro (cerca de R$ 300,00) na Ilha Rata, com a empresa Águas Claras. Fantástico! Minha única tristeza foi que a fotógrafa apenas tirou fotos do meu marido. Compramos 3 fotos por R$ 30,00 cada. Achamos caríssimo!

Ilha Rata - nadando enquanto aguardava para mergulhar

Quando voltamos do mergulho, corremos para tentar ver o pôr-do-sol na Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios, mas só pegamos os segundos finais. Neste dia, jantamos no Restaurante Flamboyant um peixe na folha de bananeira. Lugar muito agradável. Visitamos, ainda, Projeto Tamar, onde todos as noites há palestras com diferentes temas, e informações sobre a desova e nascimento de tartarugas. Vale à pena uma visita ao local.

No domingo de manhã fizemos o que posso dizer ser o passeio mais completo, o Ilhatur (cerca de R$90 com almoço). Fomos numa 4x4 alugar snorkel, colete salva-vidas e câmeras à prova d'água, e iniciamos o passeio na Praia do Sancho, eleita a segunda melhor praia do Brasil pelo Guia Quatro Rodas 2013/2014. A praia não é linda, humilha! O acesso é feito através de uma escada entre as rochas. Para este passeio é indispensável o aluguel de câmeras à prova d'água (quando fomos custava R$ 50,00)!

Praia do Sancho

A água é incrivelmente transparente, repleta de cardumes e tartarugas. Mais para o fundo é possível ver arraias. Ficamos perplexos com tanta beleza. Depois, seguimos para a Praia do Leão, eleita a terceira melhor do Brasil pelo Guia Quatro Rodas 2013/2014, e a praia com maior índice de desova de tartarugas da ilha, mas aqui a visita foi apenas contemplativa. Paisagem fantástica!

Praia do Leão

Ainda neste passeio, fomos para a Cacimba do Padre, que, de dezembro a março torna-se um bom ponto para surf; Baía dos Porcos, eleita a melhor praia do Brasil pelo Guia Quatro Rodas 2013/2014, com 100m de extensão, onde piscinas naturais se formam em frente ao Morro Dois Irmãos; Praia do Sueste, onde vimos tubarão e muitas tartarugas (a água é um pouco turva, mas a vida marinha fantástica); e para a Enseada da Caieira, que também foi apenas uma visita contemplativa. Perto desta última fica o Museu do Tubarão e o Parque das Esculturas, que rende divertidas fotos. No meio da tarde paramos para o almoço, e tive direito a um bolinho para comemorar o meu aniversário! Finalizamos o dia vendo o belíssimo pôr-do-sol no Boldró.

Cacimba do Padre
Enseada da Caieira
Bolinho de aniversário
Pôr-do-sol no Boldró

Na segunda-feira, nosso último dia, fizemos o passeio chamado Prancha Vip (cerca de R$120,00 com almoço), que consiste em sermos puxados por um barco enquanto seguramos uma prancha, com liberdade para mergulhar, com direito a almoço no barco, e uma parada para mergulho com snorkel na Praia da Conceição, que, de dezembro a março torna-se outro bom ponto para surf. Após o passeio, fomos a pé até a Praia do Cachorro, próxima à Vila dos Remédios, e Praia do Meio, que liga a Praia do Cachorro e da Conceição.

Passeio Prancha Vip
Praia do Cachorro
Para se locomover na Ilha fizemos uso do transfer da agência de turismo (aeroporto-pousada-aeroporto), micro-ônibus, que cruza a Ilha (quando fomos ao Projeto Tamar), e, para algumas praias e restaurantes, fomos a pé ou utilizamos táxi (corrida mínima R$ 12,00).

Caso seja do interesse do turista, é possível alugar um bugue para fazer os passeios de forma independente (cerca de R$ 120 a 150). Algumas pousadas disponibilizam o transfer aeroporto-pousada-aeroporto gratuitamente, assim como alguns restaurantes, como cortesia, oferecem o transfer restaurante-pousada-restaurante.

A Ilha é servida de mercadinhos, onde é possível comprar água mineral, bebidas e outros itens por um preço mais em conta do que nos bares, pousadas e restaurantes.

Bem, todos os passeios foram muito bem orientados, com ótimos guias, e sempre saíam pontualmente. Infelizmente não tivemos tempo para fazer a Trilha da Atalaia, que dizem ser incrível. Espero um dia poder voltar para fazer!

É isso. Um dos lugares mais bonitos que já viajei. Recomendo, e muito! Viagem fantástica! ;)

Informações adicionais sobre passeios, hospedagens e pacotes promocionais podem ser encontradas mais detalhadas no site http://www.ilhadenoronha.com.br/ .

Atualizado em 09 de setembro de 2013, às 20:25h.

1. Lugar fantástico!! Companhia melhor ainda! Adorei essa viagem!
    bj
    Bruno

2. Beth, legal os comentários!
    Queria saber dentre os passeios feitos, quais valem mais a pena e quais são dispensáveis. Da pra aprveitar bem o passeio do Tour ou o tempo gasto em cada praia/atraçao turística é bem pequeno?
    Lembro que quando fui pra Noronha fiz esse prancha VIP (aqua Sub) e foi o melhor pra mim. O do barco também é excelente.
    Também queria saber se vocês saíram pra algum canto durante a noite, algum lugar com musica ao vivo, etc.

Abçs,
    Hugo

1. Olá, Hugo! ;)
      Bem, todos os passeios valem à pena! Mas quando se tem pouco tempo, realmente, o jeito é selecionar os mais mais!
      1 - O passeio mais completo, na minha opinião, é o Ilhatur, como expliquei no post. O passeio de barco é bem legal porque é nele que você também pode ver os golfinhos. O mergulho é uma experiência interessante, mas fazendo apenas o mergulho com snorkel no passeio do Ilhatur e na Trilha do Atalaia, já é possível apreciar muito da vida marinha da Ilha, como tartarugas, peixes, arraias, tubarões ... O Prancha Vip é bem divertido, pois você pode ver um naufrágio na Praia do Porto, e ainda curte um almoço no barco.
      Se você tiver pouco tempo, tente priorizar o Ilhatur, Trilha do Atalaia e o Passeio de Barco.
      2 - O tempo em cada praia no passeio do Ilhatur é suficiente para conhecer a vida marinha do lugar e curtir um pouco a praia. Com certeza seria melhor ficar mais tempo, mas eu achei suficiente, pelo menos para uma primeira visita, quando se quer conhecer o máximo da Ilha.
      3 - Um lugar interessante para ir à noite é o Bar do Cachorro, que tem música, mas não abre todos os dias. Interessante confirmar quais os dias que funciona assim que chegar na Ilha. ;)

3. Oinnnnnn! Deu saudade desse lugar lindo.
    Mas acabo de descobrir que preciso voltar pra fazer o prancha VIP. hahaha
    Bjs

4. Noronha é maravilhoso... Ficar na praia com tempo para contemplar e curtir é um privilégio que vale muito a pena!!!
    Beth, o blog tá nota 10!

5. Pois é, um lugar paradisíaco mesmo!
    Obrigada!!!! =]

6. Querida BB, perfeitas dicas do passeio. Ajudou a muitos que gostariam de conhecer Noronha. Queria perguntar-te: as fotos aqui postadas são de tua autoria? Se sim, parabéns pois são belíssimas. Assim, tu proporcionaste momentos agradabilíssimos, lendo teu blog. Obrigada.

1. Olá, Olindina! Que bom que gostou das dicas! Ficamos muito felizes. E quanto às fotos, sim, são de nossa autoria (minha e de meu marido). Muito obrigada pelo elogio! Continue acompanhando o blog! ;)